A Academia Alagoana de Letras promove nesta quarta-feira (20), a partir das 9 da manhã, em sua sede da Praça Sinimbu, a palestra “O pitoresco em Aurélio Buarque de Holanda”, com o médico, professor e acadêmico Ricardo Nogueira.
LEIA TAMBÉM
Aurélio Buarque, alagoano de Passo do Camaragibe, é considerado o maior dicionarista brasileiro. Sua obra, “Dicionário Aurélio”, marcou época na lexicografia mundial.
Na verdade, nosso conterrâneo foi “um incansável pesquisador e compilador do nosso idioma, dedicando-se a capturar e cataloga as nuances e riquezas da língua portuguesa”, no entender do engenheiro e professor Alberto Rostand Lanverly, presidente da AAL e anfitrião do evento de hoje na Casa Jorge de Lima, sede da instituição.
Alberto Rostand acrescenta, sobre Aurélio Buarque de Holanda:
“Membro da Academia Brasileira de Letras, sua paixão pela linguagem o transformou num verdadeiro guardião do patrimônio linguístico do Brasil, deixando um legado que haverá de perdurar ad eternun, sendo somente comparado aos trabalhos similares desenvolvidos por Webster, nos Estados Unidos, e Oxford, na Inglaterra.
A palestra de Ricardo Nogueira faz parte da programação dos 105 anos de fundação da Academia de Letras e é aberta ao público.
LEIA MAIS
+Lidas