O Governo Federal divulgou, nesta quinta-feira (08), a lista de farmácias (veja no final da matéria) que estão credenciadas para a distribuição de absorventes como parte do programa Farmácia Popular. Em Alagoas, são mais de 100 estabelecimentos em mais de 60 municípios.
LEIA TAMBÉM
A distribuição é direcionada a estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todas as regiões do país
Para ter acesso ao benefício, as pessoas precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’ (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.
O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo ‘Meu SUS Digital’. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.
QUEM PODE RECEBER? |
As brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, têm entre 10 e 49 anos de idade, estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e contam com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa podem receber o item de higiene.
Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
Em caso de dificuldade para acessar o ‘Meu SUS Digital’ ou emitir a autorização, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde agentes de saúde e profissionais podem auxiliar na emissão da autorização.
LISTA DE FARMÁCIAS |
Para saber quais farmácias estão credenciadas, clique aqui e baixe
LEIA MAIS
+Lidas