Os trabalhadores que têm direito ao PIS/Pasep começam a receber o abono salarial 2023 no dia 15 de fevereiro. O pagamento é referente ao ano-base 2021, mas o valor é de até um salário mínimo atualizado, R$ 1.302, beneficiando 23,6 milhões de brasileiros.
LEIA TAMBÉM
Calendário PIS - O PIS é pago aos trabalhadores do setor privado. A data de pagamento do abono dos primeiros acontece de acordo com o mês de nascimento.
Nascidos em janeiro e fevereiro recebem a partir de 15 de fevereiro. Aqueles de março e abril ficam para 15 de março. O calendário segue assim, com maio e junho no dia 17 de abril e julho e agosto em 15 de maio.
Os trabalhadores nascidos em setembro e outubro recebem o PIS a partir de 15 de junho. Completam o pagamento do benefício aqueles que fazem aniversário em novembro e dezembro, recebendo em 17 de julho.
Calendário Pasep - O Pasep vale para servidores públicos e o pagamento segue o dígito final do número de inscrição. As datas são as mesmas: número 0 recebe a partir de 15 de fevereiro. O final 1 em 15 de março, enquanto 2 e 3 em 17 de abril.
Aqueles com final 4 e 5 recebem em 15 de maio. Servidores com inscrição de final 6 e 7 vão receber o dinheiro no dia 15 de junho. Fechando as datas, em 17 de julho, ficam aqueles de inscrição 8 e 9.
Quem recebe? Têm direito ao benefício trabalhadores informados na Rais até 21 de junho de 2022 e no eSocial até 5 de dezembro de 2022. É preciso também ter inscrição no PIS ou no Pasep há 5 anos.
Ainda, ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base com remuneração de até dois salários. Os dados informados pelo empregador ao governo precisam estar corretos.
O PIS é pago pela Caixa e o Pasep pelo Banco do Brasil. Clientes Caixa recebem na conta corrente, poupança ou poupança digital. Aqueles que não têm conta podem sacar com o Cartão Cidadão. Se não tiver o cartão, pode receber em agência com documento de identificação.
+Lidas