'A Pequena Sereia': com protagonista negra, trailer do live-action é alvo de ataques racistas

Publicado em 12/09/2022, às 09h34
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por TNH1 com O Globo

Recém-divulgado pela Disney, o trailer da versão live-action de 'A Pequena Sereia' recebeu uma chuva de dislikes no YouTube. Apresentado na sexta-feira, o vídeo, até o momento, recebeu 289 mil likes e 1 milhão de dislikes. O filme tem sido alvo de ataques on-line desde que Halle Bailey foi anunciada como Ariel. A atriz e cantora negra, de 22 anos, desagradou parte do público que esperava uma versão mais fiel a do desenho animado de 1989.

A Disney e os envolvidos no projeto vêm defendendo a escolha desde o anúncio oficial em 2019, lembrando aos críticos de que sereias não existem de verdade. Na internet, muitos fãs também se mobilizam para defender a escolha de Halle, uma das cantoras mais promissoras de sua geração.

Tem sido uma discussão cada vez mais presente na atualidade como atores negros recebem mais hate na internet mesmo quando interpretam personagens fictícios e fantasiosos. Além de 'A Pequena Sereia', recentemente ocorrerram ataques racistas envolvendo personagens de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder' e 'A Casa do Dragão'.

Para impedir que ataques do tipo ganhem destaque na internet, o YouTube tem ocultado desde 2021 o número de dislikes. No entanto, é possível ter acesso aos dados através de extensões do Google Chrome.

A nova versão de 'A Pequena Sereia' tem estreia prevista para 26 de maio de 2023. Melissa McCarthy, Jacob Tremblay, Awkwafina, Javier Bardem e Daveed Diggs completam o elenco principal.

Gostou? Compartilhe