por Luan Paz
Você já se perguntou qual seria a menor orquídea do mundo e qual o tamanho dela? Pois bem, em 2015 pesquisadores das Universidades Federal de Pernambuco e da Federal de Santa Catarina descobriram a Campylocentrum insulare por acaso, perto de uma estufa do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM
O nome foi dado em homenagem a Ilha de Santa Catarina e ela apresenta uma inflorescência de seis flores brancas com o miolo amarelo e tem tamanho de aproximadamente 0,5 centímetros e o descobridor da espécie, o pesquisador Carlos Eduardo Siqueira diz que, não necessariamente seja a menor orquídea do mundo, mas com certeza é a menor flor de orquídea.
Antes da floração, essa orquídea é um microrramo que se confunde com uma raiz e quando desabrocha aparecem seis pequenas flores com um miolo amarelo e, inicialmente foi confundida com um fungo, pelo pesquisador.
A espécie pertence a subtribo Pleurothalidinae, da qual fazem parte as orquídeas epifíticas, que crescem sobre outras plantas, sem relação de parasitismo, geralmente são endêmicas de áreas florestais, como a Mata Atlântica, com distribuição geográfica restrita, mas relativamente abundantes em população quando encontradas. Morfologicamente são semelhantes e sem a flor é quase impossível distinguir uma espécie da outra, por isso foi difícil avistar a Campylocentrum insulare, que não tem folhas, entrelaçada junto à raiz de uma Pabstiella fusca, outra orquídea relativamente comum na região.
+Lidas