Na rodovia AL-220, caminho que leva ao Sertão, quando avistar uma casa simples com a placa “Restaurante da Carol” na cidade de Limoeiro de Anadia, não hesite em parar. O local é pequeno, mas seus sabores são imensos. Ali, a tradição se mantém viva com a galinha de capoeira, o pirão e a fava, todos preparados com dedicação e sabor inigualável.
LEIA TAMBÉM
A comida da família de Carol é um verdadeiro convite ao prazer, impossível de resistir. A galinha de capoeira é temperada com tomate, cebola, coentro, cominho e um toque de água, cozinhando lentamente até ficar macia. Do caldo, faz-se um pirão que é de lamber os beiços.
Galinha de capoeira é uma tradição do restaurante da Carol
Criadas livres nos sítios da região, as galinhas de capoeira se alimentam de milho, capim e restos de comida, o que confere um sabor único. Elas são adquiridas em produtores locais e nas feiras das cidades vizinhas.
Fava com tempero verde e quiado. Nota mil
A fava madura, por sua vez, fica de molho de um dia para o outro e é preparada com tomate, cebola, coentro e pimentão. Mas o toque especial vem do talento de Carol: os legumes são cozidos, liquidificados, peneirados e adicionados aos grãos, que vêm da cidade pernambucana de Caruaru até Limoeiro de Anadia, em Alagoas.
Galinha de capoeira com pirão tradição nordestina
Carol, apelido de Luciana Maria Carolina, comanda o restaurante ao lado da filha Leila e do genro Marcos. A matriarca ajuda nos dias de maior movimento. “Leila prepara a comida igualzinho a mim, e eu aprendi com minha mãe. É o tempero de família que faz a comida boa”, afirma Carol.
Para acompanhar, experimente o suco natural de graviola, bem gelado e refrescante.
Rota: Restaurante da Carol
Preço: R$ 60,00 (galinha com pirão, fava, arroz, salada e purê) / Aceita cartão
Funciona todos os dias para almoço
Povoado Cadoz, AL-220, Limoeiro de Anadia/ Telefone: (82) 98234-0852