A criação, pelo Senado Federal, da Comenda Ceci Cunha é um ato de justiça da mais alta corte legislativa do Brasil a uma das mais atuantes parlamentares de Alagoas, que foi brutalmente assassinada, em 16 de dezembro de 2018, momentos após ser diplomada para mais um mandato de deputada federal
LEIA TAMBÉM
O projeto de resolução (PRS 64/2023) criando a comenda, de iniciativa do senador Magno Malta (PL-ES), visa contemplar mulheres de destaque no Executivo e no Legislativo, em nível, federal, distrital, estadual ou municipal.
Pelos critérios estabelecidos, a honraria será conferida anualmente durante o mês de agosto a cinco mulheres, em sessão do Senado Federal convocada especialmente para esse fim, dependendo de aprovação do Conselho da Comenda Ceci Cunha, composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado.
Josefa Santos Cunha, nome de batismo de Ceci Cunha, era mãe do senador Rodrigo Cunha (Podemos), professora e médica, foi vereadora de Arapiraca por dois mandatos consecutivos, entre 1988 e 1995, e deputada federal de 1995 a 1998.
Quando foi assassinada na casa de uma irmã, em Maceió, Ceci Funha acabara de ser diplomada no auditório da Justiça Federal para um novo mandato e com ela foram também executados seu marido e outros dois familiares.
Foi condenado como mandante dos homicídios o médico Talvane Albuquerque, que havia ficado como primeiro suplente da sua coligação ao tentar renovar mandato de deputado federal e, conforme ficou provado no curso do processo, pretendia assumir na vaga de Ceci na Câmara dos Deputados.
Neste ano de 1998, Ceci Cunha, filiada ao PSDB, chegou a participar de convenção como candidata a vice-governadora da chapa do governador Manoel Gomes de Barros, que buscava a reeleição, mas terminou desistindo e retomando a campanha de deputada federal.
O senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), eleito vice-prefeito de Maceió este ano, se manifestou sobre o legado deixado pormsua mãe:
“Ela ensinou os princípios que eu levo até hoje, e que toda a dor que a vida me reservou, eu transformasse numa missão maior que eu”.
LEIA MAIS
+Lidas