por Luan Paz
Ela é originária do sudoeste asiático, onde antes florescia literalmente que nem mato, a Arundina graminifolia ou orquídea-bambu faz parte de um gênero bem pequeno, com apenas outras sete espécies, todas terrestres e de clima quente, sendo a mais popular entre as irmãs e muito utilizada na composição de jardins. Ela também faz parte da família Orchidaceae, a mesma das orquídeas epífitas tradicionais.
LEIA TAMBÉM
Tanto o nome popular quanto o científico referem-se as características do haste, longos e com folhas finas, que, de fato, lembram bambu. A sua floração colorida e perfumada atrai abelhas, besouros e borboletas, sendo que as flores duram aproximadamente três dias, mas nascem quase o ano todo, sempre na ponta dos galhos.
Pode ser cultivada em uma combinação de terra, areia e húmus de minhoca (ou composto orgânico). Se preferir plantar em um vaso de barro, troque a areia por substrato misto para reduzir o calor nas raízes. Essa espécie se desenvolve bem sob sol forte, desde que seja mantida constantemente úmida. Nos dias mais quentes de verão ou em locais com muito vento, você pode regá-la diariamente, reduzindo as regas para dias alternados quando o clima estiver mais ameno. No inverno, é importante protegê-la das geadas. Se geadas são frequentes em sua cidade, mantenha o vaso dentro de casa durante essa estação.
+Lidas