A chuva que cai em Maceió neste sábado, 08, causa preocupação pelo acúmulo de água na cidade, mas até o momento, ela não ultrapassou os 30 milímetros esperados para a cidade durante este período chuvoso. Com isso, a Defesa Civil Municipal destacou que ainda está no nível operacional de observação. A informação foi passada pelo coordenador do órgão, Abelardo Nobre, em entrevista para a repórter Beatriz Lacerda, da TV Pajuçara/Record TV.
LEIA TAMBÉM
"Não ultrapassamos até agora os 30 milímetros de chuva nesse espaço de 24 horas. A gente faz o monitoramento in loco, temos várias equipes visitando as áreas de maiores riscos dentro da cidade", disse.
"A nossa grande preocupação é com o acumulado de chuva, depois deste fim de semana. A gente espera mais ocorrências, se as chuvas continuarem, devido à quantidade de chuva, que satura o solo e o nível de deslizamento de massas se acentua", explicou o coordenador da Defesa Civil.
Nobre destacou que, até às 16h deste sábado, cinco chamados foram registrados no órgão. "Foram cinco ocorrências. Destas, nenhuma com gravidade, foram mais alagamentos, riscos de deslizamento, algo mais corriqueiro para a gente nesse período chuvoso que já se inicia", afirmou ao citar os chamados para Chã de Bebedouro, onde uma barreira cedeu e cinco casas precisaram ser desocupadas, como também para o Antares, onde lama causada pela chuva provocou transtornos para os moradores.
Abelardo Nobre diz que equipes da Defesa Civil estão nas ruas para verificar áreas de risco (Crédito: Beatriz Lacerda/TV Pajuçara)
"A gente faz o monitoramento por imagens de satélite, pluviômetros e radar tecnológico. Através destas plataformas, nós fazemos o monitoramento meteorológico, mas temos o monitoramento geológico feito por nossos técnicos", finalizou.
A Defesa Civil observa as mudanças do tempo através de plataformas (Crédito: Beatriz Lacerda/TV Pajuçara)
A reportagem completa com Beatriz Lacerda sobre as chuvas neste feriadão de Semana Santa vai ao ar na programação da TV Pajuçara/Record TV na próxima segunda-feira, 10.
+Lidas