Dados da própria Secretaria Estadual de Saúde indicam que em um mês e meio deste ano de 2024 já houve registros, em Alagoas, de 10 mortes em consequência da Covid-19.
LEIA TAMBÉM
A próxima semana deve ser decisiva para uma avaliação a respeito da mortalidade por conta do vírus, quando forem apurados os casos decorrentes das aglomerações por conta do Carnaval.
Para a infectologista Luciana Pacheco, do quadro de médicos da rede estadual pública de saúde, o que vem contribuindo para o aumento de casos é a campanha de desinformação contra a vacina, o meio ainda mais eficaz para combater a doença.
“A Covid-19 veio para ficar”, disse ela domingo, 11, no programa “Contextualizando”, exibido pela TV Pajuçara.
No seu entender, o que causa maior preocupação é a manifestação de profissionais de saúde em depoimentos contra a vacina, o que tem sido uma constante nas redes sociais.
Luciana Pacheco alerta: a pandemia é considerada encerrada, pois já não existe a mesma quantidade de casos, mas o vírus continua circulando.
A vacina serve para diminuir óbitos, para diminuir casos graves, e isso foi comprovado porque quando se iniciou a vacinação no Brasil os casos graves e fatais foram diminuindo até chegar ao ponto de a pandemia em si, ter chegado ao fim, explica Luciana.
LEIA MAIS
+Lidas