Cinema

9 filmes de Natal 'diferentões' para assistir em casa online

Ação, romance, comédia e até suspense: confira dicas de produções que fogem do lugar comum da temática natalina

VEJA.com | 20/12/18 - 19h15
Cenas dos filmes 'A Felicidade Não Se Compra', 'O Diário de Bridget Jones' e 'O Estranho Mundo de Jack' | Reprodução/Divulgação

Para quem cansou ou passa longe do velho roteiro natalino, com casais felizes, trama óbvia e luzes piscando na neve, filmes ambientados no feriado, com estilos diferentões, são uma boa pedida para reunir a família em volta da TV — ou, aos mais antissociais, assistir no celular bem longe de todo mundo. Confira abaixo nove interessantes longas de diferentes gêneros disponíveis em sites de streaming, como Netflix, e para aluguel online em serviços como Now e Google Play.


Duro de Matar (1988)

Quem se impressionou com as cenas de tiroteio e explosão com o primeiro filme da franquia Duro de Matar no final dos anos 1980 pode ter esquecido que a trama se passa na véspera do dia de Natal. O policial John McClane (Bruce Willis) participa de uma confraternização de fim de ano na empresa em que a esposa trabalha quando terroristas invadem o edifício de luxo em busca de um cofre. McClane, claro, precisa salvar a noite. Baseado no livro homônimo de Roderick Thorp, o longa se tornou um veterano dos filmes de ação e marcou a carreira de Willis. 

Disponível no Google Play por 11,90 reais (aluguel) e 24,90 reais (compra).


O Estranho Mundo de Jack (1993)

No filme de fantasia dark, Tim Burton uniu o Halloween com o feriado natalino ao acompanhar a história do rei das abóboras que, entediado, acaba atravessando o portal que separa os dois mundos. Por lá, ele se depara com a alegria das festividades de fim de ano. Ao retornar para a sua cidade, o protagonista convence os cidadãos a sequestrar o Papai Noel e fazer seu próprio Natal.

Disponível na Netflix e para os assinantes do Now no pacote Crackle.


De Olhos Bem Fechados (1999)

O último longa feito por Stanley Kubrick retrata a jornada psicossexual do casal vivido por Tom Cruise e Nicole Kidman próximo ao Natal. Quando Alice (Nicole) relata uma fantasia com um homem que conheceu ao acaso, o marido (Cruise) fica obcecado com a ideia. Ele, então, começa a se envolver mais do que deveria com um misterioso grupo de cunho sexual. As cenas de drama, suspense e nudez são envoltas em decorações de Natal, para quem sentir falta das luzes piscando. 

Disponível no Google Play por 7,90 reais (aluguel) e 25,90 reais (compra).


A Felicidade não Se Compra (1946)

O caridoso George Bailey, que sempre tentou ajudar todos ao redor, está prestes a se jogar de uma ponte na véspera de Natal, quando recebe a visita do estranho anjo Clarence (Henry Travers). O ser divino mostra a importância que Bailey teve na vida das pessoas para tentar fazer o homem desistir do ato. Para isso, o anjo faz com que Bailey realmente nunca tenha existido e assista aos efeitos de sua falta. O longa, que mistura drama e comédia, recebeu seis indicações ao Oscar e ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor, para Frank Capra, que já tinha lançado Aconteceu Naquela Noite e A Mulher Faz o Homem.

Disponível na Amazon Prime Vídeo e no Oldflix.


A Very Murray Christmas (2015)

Assim como Roberto Carlos continua a cantar em seu programa de fim de ano na Globo no Brasil, nos Estados Unidos a tradição de especiais de Natal é fortíssima. O ator Bill Murray se uniu à cineasta Sofia Coppola para fazer uma quase sátira deste tipo de atração televisiva no filme original da Netflix — quase porque, quando acontecem os números musicais, boa parte deles é levada a sério. Na trama, o protagonista está preocupado em conduzir um especial do tipo ao vivo, e tudo piora quando uma nevasca atrapalha a chegada nos convidados. Ele então se vira com quem está no hotel, contando então com a participação de nomes como Miley Cyrus, George Clooney, Chris Rock, Maya Rudolph, entre outros. O fim é inesperado, e no fundo o longa usa todo o cenário cintilante para falar da solidão do Natal.

Disponível na Netflix.


Gremlins (1984)

Se você já reclamou de ganhar meias de Natal, não deve ter imaginado como é ganhar um Gremlim. O monstrinho que marcou a cultura pop dos anos 1980 foi o presente que Billy Peltzer (Zach Galligan) recebeu dos pais na data comemorativa, com três condições: ele nunca deveria ser exposto à luz, água ou alimentado após a meia-noite. Quando as regras são quebradas, a criatura aterrorizante causa uma grande confusão na pequena cidade. 

Disponível no Now por 6,90 reais (aluguel), Google Play por 4,99 reais (aluguel) e 29,99 reais (compra) e Looke por 7,99 reais (aluguel) e 21,99 reais (compra). 


O Amor Não Tira Férias (2006)

Kate Winslet e Cameron Diaz são impelidas a fazer um intercâmbio no fim do ano na comédia romântica de Nancy Meyers. Depois de descobrir que foi traída pelo marido, a americana Amanda Woods (Cameron) entra em um site para trocar de casa com outra pessoa. Quem aceita o convite é a britânica Iris Simpkins (Kate), que descobre que o homem pelo qual se apaixonou está noivo de outra mulher. A viagem acaba se tornando uma oportunidade de recomeço para as duas, com direito a novos amores também.

Disponível no Looke por 7,99 reais (aluguel) e 21,99 reais (compra).


O Diário de Bridget Jones (2001)

As festas de final de ano com a família são o grande catalisador para a publicitária Bridget Jones começar a escrever um diário sobre a sua vida. Sem filtro, ela fala com muito humor sobre os dramas da mulher solteira aos 30 e poucos anos, sempre cobrada para ter um relacionamento e filhos. Enquanto isso, ela lida com uma paixão errada pelo chefe bonitão e um romance difícil de engatar com um homem que sua mãe lhe apresenta no Natal.

Disponível na Amazon Prime Video, no Now por 6,90 reais (aluguel), Google Playpor 6,90 reais (aluguel) e 25,90 reais (compra) e Looke por 21,99 reais (compra). 


Edward Mãos de Tesoura (1991)

O longa de Tim Burton sobre o jovem Edward (Johnny Depp), criado com com tesouras no lugar das mãos, conta com uma grande parte ambientada no período de Natal, incluindo a cena em que o protagonista faz esculturas de gelo, criando uma belíssima chuva de neve em Kim (Winona Ryder), por quem ele é apaixonado. Só esta cena já valeria o filme todo, mas o longa ainda oferece outros cenários estilizados, boas atuações e uma trama emotiva.

Disponível para os assinantes do Now e no Google Play por 11,90 reais (aluguel) e 24,90 reais (compra).