O ano voou e as festas de fim de ano estão aí. O Natal e o Ano Novo podem ser datas quase mágicas para as crianças, com as decorações, as fantasias, os presentes, as comidas, os encontros... Ao mesmo tempo, em alguns casos, pode envolver situações delicadas, uma certa pressão e até desconfortos.
LEIA TAMBÉM
Crianças pequenas estão em pleno desenvolvimento e, em geral, não estão preocupadas em agradar e, sim, a serem elas mesmas – como em qualquer outro período do ano. Alguns familiares, no entanto (em geral, os que quase não convivem com os pequenos durante o resto do ano), acreditam que as crianças precisam seguir um certo modelo e fazem exigências incompatíveis com a realidade, julgando cada atitude, dando palpites e deixando os pais constrangidos.
Já aconteceu com você? Na dúvida, é importante lembrar que sua família não precisa impressionar ninguém, seja lá qual for a data, e que ele é apenas uma criança. Aqui, 8 lembretes do que você não precisa obrigar seu filho a fazer durante as celebrações de fim de ano.
+Lidas