A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió confirmou que dos 9.190 idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido pelo INSS, cerca de 6 mil ainda precisam realizar seu cadastro no CadÚnico até 31 de dezembro para não terem o benefício cortado em 2018.
LEIA TAMBÉM
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Ainda de acordo com a Semas, devido a baixa procura, a secretaria estará intensificando o trabalho de busca ativa pelos equipamentos sociais para que os idosos de Maceió não deixem para última hora e corram o risco de perder o benefícios.
Para fazer o cadastramento, o responsável familiar deve ter mais de 16 anos. Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda.
O responsável deve procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa e fazer o cadastro o mais rápido possível. As unidades do Cadastro Único também estão disponíveis para fazer a atualização do BPC.
A inscrição no Cadastro Único também permite que o beneficiário tenha acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.
ATUALIZAR DADOS
Famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro também poderá levar à suspensão do benefício.
Veja a lista dos locais onde o cadastro poderá ser feito em Maceió ( das 8h às 15h):
* Sede do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;
* Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar)
* Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Prado – Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente a Praça da Faculdade).
* Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;
* Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Vilage Campestre II;
* Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;
* Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.
* Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;
* Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);
* Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;
* Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja).
O TNH1 tentou números referentes a Alagoas junto ao CadÚnico, porém não teve retorno.
+Lidas