Segura, prática e bastante popular, a pílula anticoncepcional é considerada um dos métodos contraceptivos mais eficientes se, claro, administrada corretamente.
LEIA TAMBÉM
O medicamento que previne gravidez indesejada pode, no entanto, perder seu efeito em algumas situações. Conheça alguns fatores que podem cortar ou diminuir a eficácia da pílula:
Coisas que podem cortar o efeito da pílula
1. De acordo com a ginecologista Thais Farias Koch, da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, alguns antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional pois fazem com que a eliminação dos hormônios ocorra mais rápido. No entanto, só existe comprovação sobre a interferência por uma minoria desses remédios.
Antirretrovirais, ou seja, medicamentos usados para o tratamento de infecções por retrovírus, como o HIV, também podem tornar possível engravidar mesmo tomando pílula.
2. O consumo de determinados chás também pode comprometer a eficácia da pílula. A erva-de-são-João, por exemplo, também denominada Hypericum, usada para o tratamento natural de depressão e ansiedade, pode ser prejudicial para quem usa anticoncepcionais orais, aumentando o risco de gravidez.
3. Apesar de não cortar o efeito da pílula anticoncepcional, a ingestão excessiva de álcool pode prejudicar sua eficácia, uma vez que as bebidas podem provocar vômitos e, se a expulsão do remédio ocorrer antes que ele seja absorvido pelo corpo, ele pode não funcionar como esperado.
4. Doenças intestinais, como a Doença de Crohn, por exemplo, podem afetar a eficácia do anticoncepcional porque alteram a absorção dos componentes da pílula.
5. O local de armazenamento da pílula também pode influenciar em sua eficácia. Isso porque há características de determinados ambientes que podem oferecerem danos ao remédio. O anticoncepcional pode falhar, portanto, se você o guarda em locais inapropriados.
6. Por fim, é importante saber que variar muito os horários de tomar o anticoncepcional, além de aumentar os riscos de esquecimento, também pode diminuir sua eficácia. Estabeleça sempre um período único para fazer uso do medicamento.
LEIA MAIS
+Lidas