Se em Alagoas a chuva tem causado estragos, no estado vizinho de Pernambuco o volume de água que caiu nos últimos dias já virou tragédia. Até esta manhã, a imprensa já contabilizava mais de 30 mortes, e somente a capital, Recife, já há 2.045 pessoas abrigadas em 35 equipamentos públicos espalhados em 22 bairros da cidade. Ontem, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) alertou que a chuva forte que por hora atinge Pernambuco, estaria se deslocando para Alagoas, porém, com menos intensidade.
LEIA TAMBÉM
A cada momento chegam imagens chocantes mostrando o drama dos pernambucanos, no que já pode ser considerada uma das grandes tragédias no país por conta das chuvas nos últimos anos.
No vídeo abaixo, um homem grita de desespero ao presenciar um deslizamento de terra em Recife. Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil do Recife recebeu 274 chamados.
Nesse outro vídeo, mais gritos de desespero de vizinhos que flagram a queda de uma barreira em Jaboatão dos Guararapes. As imagens são assustadoras.
Com drenagem deficiente e o tratamento inadequado de resíduos, a chuva que transborda canais levou para as ruas toneladas de lixo. Ilhados, moradores assistem impressionados ao lixo sendo transportado pela corrente d'água.
O vídeo abaixo mostra mais um momento dramático. Sem suportar o volume d'água, uma casa cai na beira do Rio Capibaribe Mirim, em Macaparana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Sendo a imprensa, não houve feridos porque a não havia ninguém na residência no momento do acidente.
O canal da Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, transbordou. A vida é uma das mais importantes da capital pernambucana, o que compromete a circulação por vários outros bairros.
COMO AJUDAR - mesmo a distância, é possível ajudar aos pernambucanos que vivem tragédia semelhante à que o alagoano passou em 2010. Veja as informações para ajudar aos desalojados e desabrigados.
Doações em dinheiro podem ser feitas através de PIX ou depósito em conta , em favor de Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife: Chave PIX: 29420681000129 (CNPJ) ou Banco do Brasil - Agência: 5740-1 - Conta Corrente: 60.691-0.
A Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco também está recebendo donativos. Doações também podem ser feitas via PIX, através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) - Agencia 0001 - Conta 56883499-8.
Casa de Maria de Águas Compridas - Para quem opte por doar via pix, o código é 81985367241.
Mãos Solidárias Pernambuco - Doação por pix: por pix: 09.423.270.0001.80
LEIA MAIS
+Lidas