Para algumas pessoas, quando se fala em açaí, a primeira imagem que vem à cabeça é da tradicional tigela gelada — por vezes até acompanhada de granola e banana. No entanto, esse fruto típico da região amazônica vai muito além da sobremesa. Versátil e rico em sabor, ele tem conquistado espaço em preparações doces e até salgadas, mostrando seu potencial como ingrediente protagonista na culinária brasileira.
LEIA TAMBÉM
Abaixo, confira 5 receitas surpreendentes com açaí!
Peixe
Molho
Peixe
Em um recipiente, coloque as tiras de pescada e tempere com suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino. Em três recipientes diferentes, coloque a farinha de trigo, os ovos e a farinha de rosca. Após, passe as tiras de peixe na farinha de trigo, depois nos ovos e, por último, na farinha de rosca, pressionando bem para fixar. Reserve.
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma escumadeira, disponha as tiras de peixe e frite até dourar. Escorra em papel-toalha e disponha em um recipiente. Polvilhe com o cheiro-verde e reserve.
Molho
Em um liquidificador, coloque a polpa de açaí, o sal, o suco de limão e o azeite de oliva e bata até obter um creme homogêneo. Transfira para um recipiente e sirva acompanhado com o peixe.
Massa
Cobertura
Massa
Em um recipiente, coloque a manteiga e o açúcar e misture. Adicione os ovos e a polpa de açaí e mexa até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo e o amido de milho e misture até obter uma massa homogênea. Por último, coloque o fermento químico e mexa para incorporar. Despeje a massa em uma forma redonda com furo central untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 45 minutos. Retire do forno, espere esfriar e desenforme com cuidado.
Cobertura
Em uma panela, coloque o leite condensado e a polpa de açaí e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e despeje a cobertura sobre o bolo. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, transfira para um recipiente e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola e doure. Acrescente o arroz arbóreo e refogue até começar a brilhar. Junte o vinho branco seco e cozinhe até secar.
Após, aos poucos, coloque o caldo de legumes aquecido, uma concha por vez, e cozinhe até obter o ponto de risoto. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Reduza o fogo, adicione a salsinha, o queijo de búfala, a polpa de açaí e a carne-seca e mexa para incorporar. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes, exceto o fermento químico, e bata até obter uma consistência homogênea. Acrescente o fermento químico e bata para incorporar. Unte uma frigideira com óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma concha, despeje um pouco de massa sobre ela e espalhe. Cozinhe até começar a dourar as laterais. Vire para dourar o outro lado. Repita o processo com toda a massa. Sirva em seguida com o mel.
Em um liquidificador, coloque a polpa de açaí, o leite condensado, os ovos e o sal e bata por 3 minutos. Reserve. Em uma forma para pudim, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo médio até obter um caramelo dourado. Desligue o fogo, disponha o pudim de açaí na forma e, em banho-maria, leve ao forno preaquecido em temperatura média até firmar. Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme com cuidado e sirva em seguida.
+Lidas