3 dicas para incorporar o tropical chic na decoração

Publicado em 02/04/2025, às 15h30
A proposta do tropical chic é equilibrar sofisticação e descontração, além de valorizar estampas inspiradas na fauna e flora tropical (Imagem: J. Zhuk | Shutterstock)
A proposta do tropical chic é equilibrar sofisticação e descontração, além de valorizar estampas inspiradas na fauna e flora tropical (Imagem: J. Zhuk | Shutterstock)

Por Redação EdiCase

Tons naturais, texturas orgânicas e elementos que remetem ao verde da floresta e ao calor do verão têm conquistado espaço nos projetos de interiores. Mais do que uma tendência, o tropical chic revela uma nova forma de viver a casa, em que estilo e conforto andam lado a lado.

Para a arquiteta Júlia Macedo, da Construtora Patriani, essa tendência é interessante para quem quer repaginar a decoração. “O tropical chic pode ser uma boa escolha para quem busca deixar os ambientes mais vibrantes sem renunciar à sofisticação. A combinação de estampas mais marcantes e materiais naturais cria um espaço acolhedor e com personalidade. Trazer elementos da natureza para dentro de casa é uma maneira de propor um refúgio de bem-estar no clima quente”, afirma.

Confira, a seguir, 3 dicas sobre como aplicar o tropical chic na decoração!

1. Cores e estampas: o toque vibrante do verão

As estampas são o grande diferencial dessa tendência. Então, explorar jogos de cama, almofadas, cortinas, toalhas de mesa e tapetes com imagens de palmeiras, samambaias e outras plantas associadas ao clima tropical pode trazer personalidade e dinamismo para os espaços.

“Para equilibrar, combine estampas chamativas com tons neutros, como marrom, bege e branco. Esses tons suavizam a presença de cores mais vibrantes sem tirar protagonismo das padronagens principais”, explica Júlia Macedo.

Ambiente com decoração tropical, parede amarela, cadeira de fibra natural com almofada, escada de bambu com chapéu e vaso com folhagens secas
Móveis e objetos feitos de madeira, bambu, ratan e vime ajudam a deixar o ambiente acolhedor (Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock)

2. Materiais naturais: frescor e sofisticação

Para deixar o ambiente com mais elementos tropicais, usar materiais naturais faz a diferença. Móveis e objetos feitos de madeira, bambu, ratan e vime ajudam a cultivar uma atmosfera acolhedora e equilibrada. Elementos como poltronas de fibra natural, sousplat e utensílios de bambu, cadeiras de ratan e luminárias de palha reforçam o estilo tropical chic, trazendo leveza ao ambiente. Além do apelo estético, esses materiais melhoram o conforto térmico, tornando os espaços mais frescos e agradáveis em dias mais quentes.

3. Luz natural

Aproveitar a iluminação natural é interessante para reforçar uma decoração tropical. Aposte em cortinas leves e tons mais claros para potencializar a entrada de luz do dia, criando uma sensação de maior amplitude do espaço e um sentimento de bem-estar. Espelhos também se tornam aliados ao explorar a luminosidade, já que favorecem a reflexão da luz natural para dentro de casa.

“O estilo tropical chic é uma maneira elegante e, ao mesmo tempo, descontraída de decorar ambientes em regiões de clima mais quente, proporcionando frescor e sofisticação o ano todo. Com escolhas certas de estampas, materiais e cores, é possível criar espaços confortáveis, modernos e repletos de frescor”, aponta Júlia Macedo.

Por Miguel Teles

Gostou? Compartilhe