A convite do programa Balanço Geral, selecionei as apostas gastronômicas que prometem dominar 2025. O destaque mais aguardado será o restaurante Toá, fruto da união de dois importantes grupos de Maceió, o Divina Gula e o Maikai. Com inauguração prevista para maio, ele será localizado no último andar do edifício New Time, na Praia de Pajuçara. A valorização de pescados locais continua como uma forte tendência mundial, exemplificada pelo novo restaurante Mahr, no bairro da Jatiúca. Além disso, os pães de fermentação natural seguem conquistando o público, com a Lucca Panificação Artesanal se preparando para ampliar suas operações com uma cafeteria. Por fim, os almoços executivos assinados por chefs, como o do restaurante Brotto, se consolidam cada vez mais no mercado alagoano, unindo qualidade e bom custo-benefício.
LEIA TAMBÉM
Maceió ganhará seu primeiro rooftop (restaurante no último andar de um prédio), o Toá. A parceria entre Divina Gula e Maikai promete revolucionar a cena gastronômica da cidade. O chef alagoano Vitor Generoso, considerado um dos maiores talentos da região, comandará a cozinha. "Vamos valorizar ingredientes locais, explorando técnicas variadas, como a cozinha brasileira, francesa e oriental", revelou o chef. Um dos destaques será a parrilla de frutos do mar.
União dos grupos Maikai (Leo e Junior) com Divina Gula (Vitrola e Generoso)
Peixes locais grelhados, uma nova era da gastronomia alagoana
Caiu na brasa, é peixe! Este é o conceito do novo restaurante Mahr Gastronomia (@mahrgastronomia), que chegou a Maceió para exaltar os pescados alagoanos. Inspirado na força do mar e na tradição de Iemanjá, o restaurante traz elementos marítimos na arquitetura e no cardápio. Atum, cioba, camurim, pardo, ariacó e outros pescados frescos são preparados com sal, azeite, limão e coentro. A dupla de sócios Rafael Benamor e Renato Paes, representantes da nova geração de empreendedores gastronômicos, contou com a expertise do chef consultor Roger Lima, especializado em processos de maturação de peixes.
Os sócios Renato e Rafael, o chef consultor Roger e o chef da casa, Danilo
A Lucca Panificação Artesanal, localizada na Ponta Verde, conquistou o coração dos alagoanos com seus pães de fermentação natural e longa maturação, que oferecem benefícios como redução do glúten e melhor digestibilidade. Veganos também têm motivos para comemorar, já que a base das receitas é simples: farinha, água e sal. Com mais de 40 tipos de pães que variam constantemente, a padaria dos sócios Lino Paulo e José Arthur está crescendo. Em 2025, será inaugurada uma cafeteria para atender o público com pães e pizzas artesanais em um espaço aconchegante.
Brotto: Nhoque de batata inglesa, acompanhado de uma tradicional carne de panela cozida
Os almoços executivos, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, têm conquistado o público por oferecer qualidade a preços acessíveis. Esta tendência, que ganha força em todo o Brasil, também se destaca em Alagoas. Um exemplo de sucesso é o Brotto, no bairro do Jaraguá, liderado pelo chef Thiago Brandão, que atrai novos clientes ao unir criatividade e bom custo-benefício.
LEIA MAIS
+Lidas