2023 é o ano das Marias: veja os nomes mais registrados em Alagoas

Publicado em 19/12/2023, às 08h09
Pexels
Pexels

Por TNH1 com Assessoria Arpen e g1

Dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), divulgados nesta terça-feira (19), mostraram os nomes mais registrados no estado em 2023.

Maria Cecília foi o nome de bebê que liderou a lista, em Alagoas, neste ano, com 435 registros. Em seguida, aparecem João Miguel (370 registros), Maria Alice (347 registros), Maria Helena (290 registros) e Maria Clara (267 registros).

No ano passado, o ranking era liderado por Maria Alice, com 453 registros, seguida por João Miguel (433 registros), Maria Cecília (411 registros), Enzo Gabriel (278 registros) e Miguel (270 registros).

Até o dia 14 de dezembro de 2023, foram registrados 42.337 nascimentos em Alagoas, o que representa uma queda de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 46.077 nascimentos.

Os registros foram coletados até 14 de dezembro de 2023. Em razão disso, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.

Miguel, Helena e Gael lideram no Brasil - Os nomes mais escolhidos para o registro de crianças em 2023 no Brasil foram Miguel, Helena e Gael. Divulgados nesta segunda-feira (18) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os dados são fornecidos pelos Cartórios de Registro Civil do país.

De acordo com a associação, os nomes bíblicos, sempre em alta, costumam manter boa posição na lista. Nos últimos anos, porém, cresceu o poder de influência dos... influencers.

"Antes os nomes de personagens de novelas ou mesmo do futebol eram naturalmente destaque nos rankings, mas agora têm sido substituídos pelo fenômeno dos influenciadores digitais", diz Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

Maria Alice, por exemplo, ganhou popularidade após a influencer Virgínia Fonseca e o cantor Zé Felipe escolherem esse nome para a filha. As escolhas mais populares, no entanto, correspondem a uma pequena fatia do total de registros, o que indica grande diversidade de nomes no Brasil.

Neste ano, foram feitos 2,4 milhões de registros de nascimentos até a metade de dezembro. Ou seja, o líder do ranking em 2023, Miguel, equivale a apenas 1% do total.

Os registros foram coletados pela Arpen-Brasil até 14 de dezembro de 2023. Em razão disso, o ranking deste ano pode sofrer algumas alterações.

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) também faz uma estimativa dos nomes mais comuns, mas os registros do Censo de 2022 não haviam sido divulgados até a última atualização desta reportagem.

Gostou? Compartilhe