A 1ª Corrida Manu Omena acontecerá no dia 22 de setembro e contará com percursos de 5 km e 10 km, além de uma corrida especial para crianças de 3 a 12 anos, com distâncias variando de 200 a 500 metros. O evento está previsto para ter largada e chegada na Orla de Maceió. O local exato será divulgado em breve.
LEIA TAMBÉM
As inscrições podem ser feitas através do link https://doity.com.br/primeiracorridamanuomena. Os valores variam de R$ 50,00 a R$ 100,00. As largadas serão às 7h para as distâncias de 5 km e 10 km e às 8h30 para a modalidade Kids.
Segundo o advogado e organizador do evento, Joanísio Omena, a Corrida Manu Omena nasceu com o propósito de promover o esporte e o bem-estar, ao mesmo tempo que levanta a bandeira da prevenção ao suicídio, especialmente durante o mês dedicado à campanha do Setembro Amarelo.
"O evento não se trata de uma comemoração. Nosso intuito é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de implementar políticas públicas que visem preservar vidas. É fundamental oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional e incentivá-las a buscar ajuda profissional quando necessário. Além de promover a prática de atividades físicas como corrida e caminhada, nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida por meio da saúde física, emocional e mental. Esperamos reunir pessoas de todas as idades no evento, tanto participantes quanto apoiadores.”
Promovida pelo Projeto Manu Omena, a corrida busca inspirar os alagoanos a valorizar a vida, promovendo saúde, bem-estar e conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Todas as informações sobre as inscrições também estarão disponíveis nas redes sociais do projeto, no perfil @projetomanuomena.
O projeto
O Projeto Manu Omena nasceu de uma dor profunda e transformadora no dia 13 de janeiro de 2022, quando Manoelle Vasconcelos Pita de Omena, carinhosamente chamada de Manu, tirou sua própria vida. Esse trágico acontecimento levou seu pai, Joanisio Omena, a canalizar seu sofrimento em uma missão de ajudar outras pessoas a não passarem pelo mesmo.
Localizado no bairro da Levada, em Maceió, o projeto é mais do que um tributo à memória de Manu; ele é um farol de esperança e acolhimento para quem precisa. O objetivo central do projeto é promover a saúde mental, oferecendo recursos e informações, além de apoio psicológico e atividades comunitárias. As ações educativas e clínicas são desenhadas para aumentar a conscientização sobre a importância do bem-estar emocional e a prevenção do suicídio.