184 mil famílias em AL podem ter desconto na conta de luz; veja como se cadastrar

Publicado em 05/07/2019, às 09h38
Divulgação / Equatorial
Divulgação / Equatorial

Por Com assessoria

Mais de 184 mil famílias em Alagoas poderiam estar pagando menos na conta de energia, mas ainda não tiveram acesso ao programa Tarifa Social Baixa Renda porque não se cadastraram junto à Equatorial Energia (Eletrobras).

O programa dá desconto de até 65% na conta de luz para as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo. Para indígenas e quilombolas que possuem o consumo de até 50kwh, o desconto chega a 100%.

Para ter direito, as famílias precisam ter cadastros nos programas do Governo Federal e atender a todos os critérios exigidos pelo Tarifa Social. Por último, é preciso se cadastrar junto à Equatorial e fazer a atualização de dados a cada dois anos.

As cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios lideram o ranking de municípios com o maior número de famílias com direito ao benefício, porém sem receber o desconto devido ao cadastro desatualizado. Confira a lista abaixo:

MACEIÓ - 42.348
ARAPIRACA - 6.106
PALMEIRA DOS ÍNDIOS - 4.937
UNIÃO DOS PALMARES - 4.709
RIO LARGO - 4.615
PENEDO - 4.444
SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - 4.382
MARECHAL DEODORO - 3.504
SÃO LUÍS DO QUITUNDE - 3.467
CAMPO ALEGRE - 3.155

Como solicitar o benefício

Realizar o cadastro ou até mesmo renová-lo é bem simples, basta ir a qualquer agência de atendimento da Equatorial Alagoas, com a última conta de energia, levando o cartão do benefício com o Número de Inscrição Social – NIS, (caso não possua o NIS é necessário procurar a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, CRAS da cidade em que você reside) RG e CPF.

No caso das famílias indígenas, a Carteira de Identidade pode ser substituída pelo Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI).

Os descontos podem ser de 10% a 65% na tarifa de energia elétrica, calculados e fixados pela ANEEL, o que faz muita diferença no orçamento de uma família.

É importante destacar que os descontos variam de acordo com o consumo de energia elétrica da residência, sendo que as residências com menor consumo têm descontos maiores. Um consumo mais elevado pode tirar o cliente da faixa de descontos do programa.

Por se tratar de um desconto na fatura, a tarifa social é um incentivo ao cidadão para manter as faturas em dia, além de ter boas práticas de economia para não desperdiçar energia elétrica.

Gostou? Compartilhe