Embora não seja possível prever quais temas serão cobrados no Enem e vestibulares, é comum observar quais deles se fazem mais presentes nas avaliações. Por isso, José Roberto Parreira, professor de Engenharia da faculdade Pitágoras, traz um resumo sobre os temas comumente cobrados nas provas de matemática. Confira!
LEIA TAMBÉM
Tem foco voltado às operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
É um ramo da matemática que se utiliza da aritmética e incrementa o uso de variáveis e incógnitas (letras, por exemplo) para representar números desconhecidos.
É o estudo do número e de suas propriedades. Estuda-se o conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos.
Aqui aparecem as equações do 1º, 2º grau e assim por diante. É importante saber como identificar as raízes das equações, bem como conhecer algumas técnicas que facilitam a obtenção de todas as raízes (nas equações do 2º grau, há a famosa “fórmula de Bhaskara”).
Estuda as principais funções elementares: função afim, função quadrática, função exponencial e função logarítmica.
Aqui aparecem as equações lineares com mais de uma incógnita ou mais de uma variável. Existem algumas técnicas que auxiliam na obtenção da solução do sistema (caso haja solução), que envolvem conhecimento de matrizes e determinantes.
Estuda as relações métricas entre lados de um triângulo e os ângulos, além das relações entre as razões trigonométricas. Usa como bases o seno, o cosseno e a tangente.
É um ramo da matemática que se destina a técnicas de contagem, baseando-se fundamentalmente no princípio fundamental da contagem. Aqui aparecem permutações, arranjos e combinações.
Estuda a evolução financeira de uma dívida em diversas modalidades: compra parcelada, financiamento, empréstimo bancário etc. Usa como bases porcentagem e juros simples e compostos.
As sequências numéricas mais utilizadas dentro das progressões são conhecidas como P.A. (progressão aritmética) e P.G. (progressão geométrica). A P.A. apresenta um crescimento ou decrescimento linear, enquanto a P.G. apresenta um crescimento ou decrescimento exponencial.
É um ramo da matemática que foca os sólidos geométricos, como prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas etc. Empenha-se em obter fórmulas para encontrar a medida da área da base, da área lateral e do volume dos sólidos.
Examina o comportamento analítico de curvas especiais, como a circunferência, a elipse, a hipérbole e a parábola.
+Lidas