12 benefícios dos chás para a saúde

Publicado em 13/01/2025, às 11h30
Saborosos, os chás ajudam a tratar e prevenir doenças 
 (Imagem: Gladskikh Tatiana | Shutterstock)
Saborosos, os chás ajudam a tratar e prevenir doenças (Imagem: Gladskikh Tatiana | Shutterstock)

Por Redação EdiCase

Ao longo dos séculos, os chás têm ocupado um lugar central em diversas culturas ao redor do mundo, não apenas por seu sabor variado e agradável, mas também por suas propriedades medicinais e terapêuticas.

“Chás de ervas em infusão são fontes de compostos bioativos, que associados a hábitos de vida saudáveis oferecem benefícios à saúde de forma geral”, diz Isabela Xavier, nutricionista consultora da Leão Alimentos e Bebidas

Confira, a seguir, 12 benefícios dos chás para a saúde e descubra como essa antiga tradição continua a ser uma fonte valiosa de bem-estar!

1. Antioxidantes poderosos

Muitos deles, como o chá verde e o chá preto, são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o estresse oxidativo e diminuindo potencialmente o risco de doenças crônicas.

“Um dos processos que pode aumentar a velocidade de envelhecimento é a oxidação das moléculas do organismo. A bebida atua justamente nesse aspecto, protegendo contra os radicais livres”, explica o médico Alex Botsaris, clínico-geral e especialista em doenças infecciosas e membro do Programa Estadual de Plantas Medicinais da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ). 

2. Saúde do coração

Beber chá regularmente pode estar associado a um menor risco problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames, devido às propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras dos compostos encontrados na bebida.

3. Controle do açúcar no sangue

O chá verde e o chá de canela são aliados naturais no controle dos níveis de glicose no sangue. O chá verde, rico em antioxidantes, melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar, contribuindo para a prevenção de picos glicêmicos após as refeições. Já o chá de canela contém compostos bioativos que auxiliam no metabolismo da glicose, favorecendo o controle do diabetes tipo 2. Todavia, o seu consumo não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico.

4. Melhora da digestão

Muitos chás de ervas, como camomila, hortelã e boldo-do-chile são conhecidos por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar problemas digestivos, como inchaço, gases e indigestão.

“O boldo-do-chile não é encontrado fresco, somente seco, e possui alcaloides como a boldina e outras substâncias benéficas, que têm ações antissépticas e anestésicas. Por isso, é uma boa opção contra o mal-estar ligado ao sistema digestório, quando comemos algo que não caiu bem ou alimentos gordurosos de difícil digestão”, diz Sabrina Jeha, herborista e consultora de fitoterapia.

5. Estímulo ao sistema imunológico

O chá é uma bebida rica em compostos bioativos, como polifenóis e catequinas, que possuem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. Assim, ajudam o organismo a combater infecções ao inibir o crescimento de microrganismos nocivos, como bactérias e vírus, além de reduzir inflamações que podem enfraquecer o sistema imunológico.

O chá de hibisco ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (Imagem: KRIACHKO OLEKSII | Chá de hibisco)

6. Redução do colesterol

Certos tipos de chás, como o de hibisco, têm demonstrado capacidade de reduzir os níveis de colesterol LDL (“ruim”) e aumentar o colesterol HDL (“bom”), contribuindo para a saúde cardiovascular. Além do hibisco, o chá verde e o chá preto também são conhecidos por seus efeitos positivos na saúde do coração, ajudando a controlar os lipídios no sangue e a prevenir o acúmulo de placas nas artérias. Contudo, o seu consumo não substitui bons hábitos de vida nem o tratamento e o acompanhamento médico.

7. Promoção da hidratação

O chá é uma opção saudável para manter o corpo hidratado. “Além dos inúmeros benefícios específicos, os chás hidratam, pois aumentam o aporte de líquido no organismo, o que é fundamental para o funcionamento dos rins”, afirma o médico Alex Botsaris. 

8. Redução do estresse e da ansiedade

Algumas variedades de chá, como de camomila e de lavanda, possuem propriedades relaxantes que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Sabrina Jeha indica o hábito de tomar duas xícaras de chá após às 17h, ou antes de dormir. “É a pausa que se faz necessária após um dia estressante”, completa a especialista.

9. Melhora a qualidade do sono

Um benefício menos conhecido do chá é sua capacidade de melhorar a qualidade do sono, especialmente variedades como a valeriana, a erva-cidreira e a camomila, que possuem propriedades relaxantes e ajudam a relaxar o corpo para uma noite de sono tranquila.

10. Aumento da concentração e da cognição

A cafeína presente em certos tipos de ervas, como o chá preto e o chá oolong, pode melhorar o estado de alerta, a concentração e a função cognitiva, além de proporcionar um impulso de energia semelhante ao do café, mas de forma mais suave e sustentável.

11. Ajudam a desintoxicar o organismo

A desintoxicação do organismo é um processo natural que pode ser auxiliado por chás com propriedades depurativas. O chá de dente-de-leão estimula a função hepática, auxiliando na filtragem e eliminação de toxinas pelo fígado, além de ser diurético, promovendo a eliminação de resíduos por meio da urina. Já o chá de cavalinha, além de diurético, é rico em minerais que ajudam a equilibrar o organismo e melhorar a saúde renal, prevenindo a retenção de líquidos e favorecendo a eliminação de substâncias prejudiciais.

12. Ajudam a aliviar a dor 

As dores podem ser aliviadas com infusões naturais que possuem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O chá de gengibre, por exemplo, ajuda a reduzir dores musculares, articulares e até enxaquecas, devido ao seu efeito anti-inflamatório. Já o chá de camomila, com suas propriedades calmantes, alivia dores de cabeça tensionais, cólicas menstruais e desconfortos abdominais.

Gostou? Compartilhe