O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de diferentes formas, e a falta de informação pode levar à perpetuação de estereótipos. Para promover a inclusão neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, reunimos uma seleção de livros que abordam o tema sob diferentes perspectivas. A lista inclui histórias infantis para incentivar a empatia desde cedo, além de guias, pesquisas e estratégias de ensino inclusivo para todas as idades.
LEIA TAMBÉM
Essas obras trazem informações essenciais sobre o TEA e destacam o papel da educação no combate a preconceitos. Indicadas para famílias, educadores e profissionais, elas ajudam a ampliar a compreensão sobre o tema. Confira
A história descreve situações vividas por David, uma criança com transtorno do espectro autista, na perspectiva dos pais, que possuem uma visão muito peculiar e particular sobre os comportamentos do filho. O livro escrito por Laerte Asnis conduz o leitor por experiências vividas pelo protagonista em seu mundo interior, ainda pouco compreendido por algumas pessoas.
Esse livro reúne importantes especialistas no transtorno do espectro autista para trazer uma atualização abrangente do que está bem estabelecido na literatura sobre o tema, assim como diretrizes futuras da saúde e da educação. Com cuidado, rigor teórico-metodológico e qualidade argumentativa, o livro foi organizado por Carlos Schmidt e Cristiane Silvestre de Paula e é indicado para clínicos, educadores, pesquisadores, estudantes, pessoas com TEA e seus familiares.
Tito, um menino autista, enfrenta o desafio do seu primeiro dia de aula. Na escola, ele percebe que o barulho das crianças o deixa desconfortável e precisa entender o motivo. A partir disso, Taciana dos Anjos traça uma história sensível que, junto às ilustrações de André Cerino, aborda a hipersensibilidade auditiva vivida por muitas crianças dentro do espectro autista.
Escrito pelo médico Barry Prizant em colaboração com Tom Fields-Meyer, esta obra redefine a abordagem do autismo. Barry Prizant argumenta que o autismo não é um distúrbio a ser corrigido, mas sim uma maneira única de experimentar o mundo. Em vez de focar em suprimir os sintomas, ele defende a compreensão das causas emocionais por trás do comportamento do autista.
No retorno às aulas, Léo surpreende os colegas com um cata-vento especial, que simboliza sua imaginação e a busca por novas perspectivas. Enquanto as crianças exploram o poder dos sonhos, a história, escrita por Danilo de Assis Pereira e ilustrada por Júnior Caramez, aborda de forma sensível o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivando a empatia e a inclusão.
Muitas vezes acreditamos que situações impedem nossas ações. Ficamos paralisados sem saber o que fazer e como fazer. No livro escrito por Iara Luisa Mastine, conheça o Norberto, o tatu que vê tudo certo. Ele consegue ver um lado bom mesmo diante de um desafio. Norberto não acredita em tudo que falam e colocam como obrigação, ele prefere olhar para seus sentimentos e viver de acordo com sua intuição.
Escrito por Viviane de Paula Viana e Kátia Nogueira, o livro-caixinha incentiva o aprendizado de expressões idiomáticas de forma lúdica, ao mesmo tempo que auxilia no desenvolvimento da linguagem. Pode ser utilizado individualmente ou em grupo, com a presença de um mediador. São 100 cartas para formar 50 pares: a expressão idiomática e seu significado.
O debate sobre a escolarização de pessoas com deficiência no Brasil está assolado pela pseudociência, inclusive em grandes universidades, que repetem o mantra do fim das salas e escolas especializadas e muito amor no coração para a inclusão escolar (ainda que usem diferentes eufemismos). Este livro, escrito por Lucelmo Lacerda, questiona frontalmente esta visão, classificando-a como pseudocientífica e descrevendo os motivos para isso.
Para quem está começando a estudar o autismo, este livro serve como uma introdução, abordando as necessidades de diferentes públicos, incluindo pais, terapeutas e profissionais da saúde. Escrito por Thomas L. Whitman, oferece elementos básicos, mas também analisa o transtorno sob amplas perspectivas. Essencial para melhorar ou atualizar as compreensões sobre o autismo.
Ao reunir autores de diversas áreas que atendem pacientes autistas e/ou pesquisam sobre os transtornos do espectro autista, a obra organizada por Carlo Schmidt visa oferecer um panorama transdisciplinar dessa condição e suas implicações. O tema é apresentado de forma didática, abrangendo os principais aspectos relacionados à compreensão do autismo, ao processo diagnóstico e às intervenções terapêuticas e educacionais.
Após um diagnóstico tardio de autismo, o autor Thiago Prado revisita seu passado e questiona as classificações impostas sobre identidade, sexualidade e arte. Entre viagens e reflexões sobre o tempo, ele expõe fragilidades e conquistas sem buscar respostas definitivas. Inspirado nas próprias vivências do autor, este é um relato sensível e provocador sobre ser, sonhar e desafiar os rótulos.
Por Ana Paula Gonçalves
+Lidas