10 dicas simples para você reduzir o estresse e melhorar a imunidade

Publicado em 22/12/2023, às 15h25
Foto: Pexels
Foto: Pexels

Por Casa e Jardim

O estresse é uma reação do organismo que muitas pessoas sentem no dia a dia. Entre os brasileiros, o índice desse quadro preocupa órgãos de saúde. Segundo um levantamento de 2017 da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. O estudo aponta que 70% da população já apresentou sintomas nesse sentido.

O estado de desequilíbrio no corpo pode afetar a imunidade. Uma pesquisa do Centro Universitário Una de Bom Despacho indica que o estresse causa alterações negativas no sistema imunológico, abrindo espaço para o surgimento de doenças.

Por isso, é importante criar hábitos que auxiliem na melhora da saúde emocional. “Ao cuidar de si, do que você sente e das sensações que aparecem no momento de estresse, essas práticas melhoram a imunidade e todo o sistema funcional”, afirma Luana Ganzert, psicóloga e especialista em Emoções pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie).

Abaixo, selecionamos dez dicas simples que ajudam a manejar o estresse. Porém, caso o quadro persista, mesmo com adoção de práticas para reduzi-lo, procure ajuda médica.

1. Passeie ao ar livre - Ao invés de fazer esteira em casa ou na academia, que tal fazer uma caminhada em um parque? Se tiver um tempinho na semana ou aos sábados e domingos, vale tirar 2 horas do seu tempo para ter o contato com paisagens cheias de árvores ou com águas de cachoeiras, rios, lagos e/ou praias.

2. Cultive plantas - Ser mãe ou pai de plantas vai além da estética da casa. Um estudo publicado na plataforma ScienceDirect destacou uma melhora no bem-estar e no estresse associada à prática de jardinagem – especialmente quando feita por, pelo menos, duas ou três vezes por semana. Escolha espécies do seu gosto para cultivar em jardins ou em vasos.

3. Sinta o chão com os pés - Ao chegar em casa após um longo dia de trabalho, tire os sapatos e as meias e sinta o toque dos seus pés no piso. “Essa prática te traz para o momento presente e proporciona uma sensação de leveza e tranquilidade. Se possível, dê 20 passos para sentir todo o espaço que você está”, sugere Luana. Ao final, ela orienta massagear os pés e alongá-los para colocar um calçado confortável.

4. Ouça músicas relaxantes - Tire um momento só para você curtir uma música que proporcione a sensação de paz interior. Segundo Luana, estimular a audição com melodias poderosas para o bem-estar é capaz de ativar a energia vital – a força ligada ao equilíbrio do corpo.

Sofia Débora Levy, psicóloga e associada da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), reitera que “algumas pessoas preferem ouvir músicas clássicas ou new age, mas o importante é ter boas sensações, conforme o gosto pessoal”. Se desejar, dance mesmo sem conhecimento técnico. “Deixe o seu corpo fluir com o som”, diz.

5. Tome um banho com sais - Nada melhor do que um banho com água morna para relaxar o corpo. Para aliviar ainda mais as tensões, use sais minerais que relaxem os músculos. Se for dormir em seguida, não se esqueça de manter uma regularidade nos horários de sono.

6. Tire um tempo para meditar - Existem diversas maneiras que ajudam a meditação, por exemplo, aulas guiadas em diversas plataformas, como Spotify ou YouTube. “A prática reduz os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse”, destaca Sofia. “São diversas as modalidades, desde as passivas até as ativas, com ou sem fundo musical, dirigidas por um orientador ou não. Escolha a que mais te agradar.”

7. Respire fundo - “Calma! Respire fundo”: essa é uma frase que muitas pessoas já escutaram em algum momento da vida. De fato essa prática de respiração é uma aliada do relaxamento, pois ela oxigena o cérebro.

Para isso, Luana orienta encontrar uma posição confortável para sentar, descruzando os braços e as pernas. Depois, respire profundamente três vezes. “Mantenha sua atenção na respiração, no ar que entra e sai do seu corpo, sem a necessidade de contar quantas vezes esse movimento acontece. Simplesmente deixe acontecer.”

8. Pratique atividades aeróbicas - Essa modalidade engloba exercícios como correr, nadar, pedalar e caminhar. As atividades aeróbicas regulares estimulam a produção da endorfina, conhecida como um dos hormônios da felicidade e responsável por estimular o bem-estar. Além disso, a substância torna o momento mais prazeroso.

9. Atente-se à alimentação - Alimentar-se bem não tem relação com estética, mas sim com o bom funcionamento do organismo. Por isso, vale reduzir o consumo de comidas ricas em açúcar e gorduras.

Mas nos momentos estressantes, muitos buscam se satisfazer com doces. “O problema é a dependência desses alimentos para sanar uma necessidade que é emocional”, comenta Luana. “Ao invés de comer uma barra de chocolate, por exemplo, coma apenas um tablete e prefira frutas mais adocicadas.”

Sofia acrescenta a importância de incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, como salmão, sardinhas e trutas. “Eles ajudam a combater os radicais livres e harmonizam o funcionamento do corpo”, informa.

10. Faça uma autorreflexão - Para Luana, esse é um dos hábitos mais poderosos quando se trata de afastar o estresse. Ela recomenda as seguintes perguntas: “o que estou sentindo nesse momento?”; “o que não posso deixar de fazer quando o estresse aparecer?”; e “o que importa para mim agora?”.

Essa atividade de autorreflexão ensina o cérebro a entender o que você realmente deseja e o que precisa ser feito para suas realizações. “Crie mais algumas perguntas que ajudem a mudar sua mentalidade para sair da condição causadora do estresse”, finaliza.

Gostou? Compartilhe