X, antigo Twitter, prestes a voltar ao ar; entenda

Publicado em 08/10/2024, às 14h59
Foto: Folhapress -

TecMundo

A rede social X, o antigo Twitter, cumpriu mais uma etapa na lista de exigências para voltar ao Brasil. Desta vez, a empresa de Elon Musk pagou na íntegra a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na conta correta indicada pela Justiça.

LEIA TAMBÉM

Em uma situação inusitada, a plataforma confirmou que fez o pagamento de R$ 28,6 milhões no último final de semana, referente às penas indicadas por Alexandre de Moraes contra irregularidades na rede social. Porém, o depósito foi para a conta errada — uma que estava registrada no Banco do Brasil, enquanto a verdadeira se encontrava na Caixa Econômica Federal.

Na segunda-feira (7), o próprio STF confirmou que o depósito está correto. Os valores incluem a multa original pela falta de colaboração do X em investigações judiciais e mais R$ 10 milhões pelo descumprimento da suspensão por alguns dias, quando os servidores da plataforma foram trocados de propósito.

O dinheiro partiu de uma conta antes congelada que pertence à Starlink, operadora de internet via satélite de Musk e que divide as finanças com a rede social no país.

Até mesmo a nova representante da empresa no país, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, recebeu uma multa "herdada" de quem ocupava o cargo anteriormente. Além da indicação da advogada e dos pagamentos, Musk topou bloquear uma série de contas solicitadas pelo STF e que fazem parte de inquéritos no Brasil.

Agora o site volta ao ar?

Superada a nova etapa, agora cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) emitir um parecer sobre o caso, recomendando ou não o fim da suspensão do X no Brasil. 

A rede social está banida em território nacional desde o dia 30 de agosto e havia pedido a eliminação da etapa de análise da PGR, mas isso foi negado pelo Supremo.

Após o posicionamento da PGR, em caso de liberação da plataforma, Moraes deve novamente analisar o caso e emitir ele mesmo uma decisão. A última etapa é acionar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para que o órgão solicite às operadoras o desbloqueio do site e aplicativo.

Até o momento, porém, ainda não há qualquer previsão para que o X volte ao ar no país.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas Usuários reclamam de instabilidade no Whatsapp, Instagram e Facebook