Wi-Fi 7: tudo que você precisa saber sobre a nova tecnologia

Publicado em 13/12/2021, às 16h43
Foto: Pond5 / Reprodução -

Techtudo

Desenvolvedores da empresa MediaTek anunciaram que vão apresentar o projeto do Wi-Fi 7 na CES 2022. Embora o Wi-Fi 6E tenha sido lançado há pouco tempo e em um número reduzido de aparelhos, a marca deu a largada à nova tecnologia e promete alta velocidade aos usuários. Com menos latência e mais rapidez, pessoas que curtem assistir a vídeos no YouTube em 4K ou jogar partidas pesadas online devem se beneficiar.

LEIA TAMBÉM

O anúncio oficial está estimado para o evento da CES 2022. Porém, acredita-se que o uso em aparelhos e a liberação no mercado aconteçam apenas no segundo semestre do mesmo ano. A expectativa é de que essa tecnologia seja cada vez mais otimizada.

Afinal, qual é a proposta do Wi-Fi 7?

A proposta do Wi-Fi 7, que foi antecipado pela MediaTek, é superar a qualidade do Wi-Fi 6E. Estima-se que a nova versão será 2,4 vezes mais rápida e que isso interfira diretamente na experiência dos consumidores. Além desse benefício, entre as informações reveladas está também a diminuição da latência, o que permite que a rede seja ainda mais veloz.

Os desenvolvedores da marca falaram também sobre a interferência de outros Wi-Fi. Foi confirmado que as demais redes vizinhas não vão causar nenhum tipo de lentidão no aparelho do usuário. Portanto, os consumidores que investirem nessa nova tecnologia podem jogar à vontade, escutar músicas ou assistir a vídeos em 4K, sem se preocupar com a interferência da internet da casa ao lado.

Quais são as vantagens do Wi-Fi 7 em relação aos padrões anteriores?

As principais vantagens em relação ao Wi-Fi 7 estão ligadas à velocidade. Mesmo que o Wi-Fi 6 e o 6E tenham sofrido mudanças e otimizações, a proposta da MediaTek é reduzir drasticamente a latência. Com isso, o público gamer e as pessoas que gostam de assistir a programas em smart TVs podem aproveitar da melhor qualidade de rede.

Sobre os padrões de Wi-Fi anteriores, a MediaTek revelou que pretende padronizar o uso do Wi-Fi 7 na casa dos usuários. A intenção é que não ocorra o mesmo que no Wi-Fi 6E, em que poucas pessoas têm acesso e parte quase ínfima dos aparelhos é adaptada para essa versão. O propósito da empresa é democratizar o uso e permitir que todos tenham acesso a redes de qualidade.

O que esperar do Wi-Fi 7?

Embora a MediaTek esteja ansiosa para lançar o Wi-Fi 7 e já tenha anunciado algumas características, é importante saber que a adesão dessa nova tecnologia pode demorar. Nem todos os países possuem o costume de trocar seus dispositivos com frequência e, em algumas regiões, um novo modelo pode sair bastante caro.

O que se pode esperar da CES 2022 e do lançamento dessa nova tecnologia é um salto na velocidade de internet, porém com restrição de uso para alguns lugares. Mesmo que a versão já esteja em uso no segundo semestre do ano que vem, estima-se que demore mais para chegar ao Brasil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas