TNH1
Responsável pelo monitoramento meteorológico, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou, na tarde deste domingo (21), que alguns bairros de Maceió, a exemplo do Tabuleiro do Martins, já acumulam volume de 85 mm de chuvas nas últimas 24 horas.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, de maneira geral, nas últimas 48 horas os volumes já extrapolaram os 150mm em partes de Alagoas. O volume de chuvas, de acordo com a Semarh, não é absurdo, uma vez que o esperado para o mês de maio são 260 mm.
"A atuação de um cavado em altos e médios níveis da atmosfera, ainda associado a condições de bloqueio atmosférico sobre áreas oceânicas adjacentes, continua favorável ao aumento da nebulosidade nos baixos níveis da atmosfera, no setor leste da Região Nordeste. A persistência destas condições atmosféricas favorece o aumento dos acumulados de chuva, especialmente entre o leste de Pernambuco e o Recôncavo baiano nas próximas 72 horas. Atenção especial para a metade norte das regiões ambientais do Litoral e Zona da Mata do Estado de Alagoas", traz o alerta da Semarh, com vigência até a esta segunda-feira (22).
Conforme o alerta, há risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos rios e riachos, bem como eleva-se o risco de deslizamentos em áreas de encosta. Também podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado. Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.
LEIA MAIS