Volta de Warcraft III reforça gênero esquecido

Publicado em 30/01/2020, às 13h32
Reprodução -

Agência Brasil

Para muitos fãs de videogames, a franquia Warcraft, da desenvolvedora norte-americana Blizzard Entertainment, se resume a World of Warcraft. O RPG multiplayer massivo online, lançado no fim do ano de 2004, é ainda hoje o título mais popular do gênero. Este tipo de jogo tem o diferencial de colocar vários jogadores online em missões simultâneas, nas quais o desenvolvimento de um impacta o outro. É quase como uma outra vida, virtual, capaz até de criar as mais profundas conexões emocionais entre os jogadores mais engajados.

LEIA TAMBÉM

A série começou, na verdade, com Warcraft: Orcs & Humans, um jogo de estratégia em tempo real, ou RTS na sigla em inglês. O título para computador lançado em 1994 inspirou-se nas fantasias europeias clássicas como O Senhor dos Anéis, consolidando um gênero e estilo que até hoje inspira muitos jogos. Apesar disso, Warcraft só ganhou mais duas sequências, a última delas em 2002, com uma expansão disponibilizada no ano seguinte.

O game voltou nesta quarta-feira (25) em versão "reforçada", como diz o título original. Warcraft III: Reforged (PC) foi refeito do zero, reunindo todo o conteúdo já lançado sobre o game com visual e mecânicas atualizadas. E, pela primeira vez, foi traduzido e dublado para o português. A Blizzard também corrigiu bugs antigos e prometeu uma curva de aprendizado mais leve para iniciantes. Outra novidade é um suporte ainda maior para as modificações de fãs. As contribuições deles inspiraram games como DOTA 2 e League of Legends (LoL). A base de fãs dedicados foi determinante para dar sobrevida a um jogo que parecia esquecido pelos desenvolvedores.

Este relançamento vem reforçar um gênero que durante muito tempo reinou absoluto nos computadores, em especial nas décadas de 1990 e 2000. Embora tenha sobrevivido em franquias como Total War e ANNO, a verdade é que este tipo de jogo acabou perdendo espaço para a concorrência. A volta de Warcraft III vem atender em parte um desejo antigo da comunidade de fãs, que há quase 20 anos pedia uma nova continuação do game.  A última empreitada da desenvolvedora Blizzard até então tinha sido StarCraft II, em 2010, um dos exemplos mais antigos quando se fala na profissionalização do esporte eletrônico.

Warcraft III não foi o único clássico do gênero a retornar. A Microsoft ressuscitou outro ícone dos RTS, Age of Empires, com versões remasterizadas dos três primeiros jogos. Além disso, já anunciou uma continuação, ainda sem data de lançamento prevista. A Electronic Arts também prepara versões remasterizadas de Command & Conquer.

Como um sinal dos novos tempos, o Warcraft III: Reforged virá em duas edições, estratégia bem incomum em relação ao lançamento original.  A standard (versão básica) e a outra, a Spoil of War, que traz itens cosméticos, além de bônus exclusivos em outros games da Blizzard - World of Warcraft e Heroes of the Storm. O jogo é capaz de rodar até mesmo nas placas de vídeo mais modestas disponíveis hoje no mercado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas