Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Gente, hoje vamos falar sobre o “zoomie”! Este termo também é conhecido como Período de Atividade Aleatória Frenética (Frenetic Random Activity Periods ou FRAPs). Quem cria cães e gatos já deve ter visto os pequenos em um momento ou outro eles correndo do nada.
Estes momentos são caracterizados por picos de energia que deixam os pets em um estado de alta atividade, como se eles estivessem tendo uma descarga de adrenalina.
E estas situações são causadas normalmente por pequenos gatilhos que despertam uma grande euforia e excitação nos pets. Isso, na prática, acaba provocando uma superestimulação, podendo deixar o gato ou cachorro bem agitado.
Esse conjunto de comportamentos onde o cão ou gato, corre, gira, sobe no sofá, tudo com muita intensidade é natural e ajuda os cães a liberar tensão e energia acumulada. Ah, normalmente acontecem quando eles veem seus tutores e ficam numa euforia fora do comum ou devido a ansiedade pela espera daquele que ele ama.
Na natureza normalmente acontece no amanhecer e no entardecer, provavelmente por serem períodos que o cão estaria caçando se estivesse em ambiente selvagem.
Fica preocupado? Então como evitar?
Segundo o adestrador de cães, Henrique Camilo, é importante investir em enriquecimento ambiental de qualidade, com produtos de origem animal, gastar energia física e mental do cão. “Além disso, pode simular situações de caça, como jogar a ração no gramado, deixar embaixo de tapetes, usar brinquedos que o cão tenha que morder para tirar a ração de dentro, fazer cabo de guerra com um mordedor adequado, brincar de correr atrás de uma bola, buscar soltar o cão em ambientes controlados e que ele possa expressar seu comportamento natural, como cavar, farejar, correr”, explicou.
Independente de qualquer coisa, o mais legal é observar se está tudo bem com a saúde do seu cão ou gato. E que fique claro que não há problema nenhum nessa empolgação do seu pet! Essas corridas aleatórias com aquela euforia fora do normal são fatores que ajudam a repor as energias do animal e vê-los felizes é incrível não é mesmo?
LEIA MAIS