Você notou? Netflix parece estar evitando o termo “maratonar”

Publicado em 30/08/2018, às 11h47
Unsplash -

TecMundo

Bem, os idiomas e suas regras são coisas vivas, que vão se modificando de maneira dinâmica, de acordo com o momento em que a sociedade vive. O dicionário online Oxford já adotou, por exemplo, termos como “clickbait” e “binge-watching”. No caso deste segundo, o próprio noticiário nacional passou a usar como “maratonar”, em especial quando falamos sobre a Netflix. Afinal de contas, ao lançar temporadas com todos os episódios, ela facilita as sessões com telespectadores vendo vários capítulos — ou todos — de uma só vez.

LEIA TAMBÉM

Contudo, ao que parece, o serviço de streaming não quer mais estar associado ao “binge-watching” ou “maratonas” de séries. Uma evidência disso está na promoção da mais nova atração, a série “Os Inocentes”, com Guy Pearce. Ao ser perguntado pelo Empire Film Podcast se ela teria potencial para ser “maratonada”, o ator disse que não pode usar essa palavra. “Acho que a Netflix não gosta do termo ‘maratonar’”, afirmou, dizendo que todo o elenco foi “estritamente instruído de antemão a não citar ‘maratonas de séries’ durante as entrevistas”.

Tudo bem que “Os Inocentes” não apresenta aquele apelo de fácil e rápida degustação para uma ampla audiência. Além disso, há atrações com formatos e licenças por região que impedem a todos assistirem de uma só vez em estreias mundiais, por exemplo.

Mas, não é só isso: uma rápida busca no perfil do Twitter da Netflix mostra que o termo, tão utilizado em 2017, foi mencionado poucas vezes neste ano. A maior razão seria a tendência atual que as gigantes da tecnologia têm seguido para evitar o consumo excessivo e melhorar a saúde dos usuários.

Todas as grandes companhias vêm oferecendo maneiras de limitar o tempo de tela na vida de seus seguidores. E, ao que parece, a Netflix, também estaria fazendo isso, de maneira mais discreta. Por enquanto, o serviço de streaming não comentou o assunto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda