Você cria papa-capim e outros pássaros silvestres? Evite problemas com a polícia

Publicado em 07/07/2017, às 16h45

Redação


LEIA TAMBÉM

Após a maior apreensão de pássaros nos últimos quatro anos, realizada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta sexta-feira (07), muitas pessoas que são amantes de aves ou de outras espécies de animais ficam curiosas e interessadas em saber como deve agir para adquirir os mesmos de forma legal.

De acordo com informações do tenente Wenderson Viana, do BPA, todo cidadão maior de 18 anos pode se tornar um criador amador de animais silvestres. Para isso, a pessoa tem que ser autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

O interessado deve se cadastrar no site do IBAMA e comparecer em uma unidade do IMA, com seus documentos pessoais em mãos para que sua inscrição seja homologada e o boleto referente à taxa da licença, no valor de R$ 90, seja emitido.


A licença deve ser adquirida antes da aquisição do pássaro e as aves precisam ter origem legal, ou seja, devem ser provenientes de outro criador amador ou de um criador comercial, cadastrados pelos órgãos competentes.

Para a pessoa que cria animais ilegais e quer legalizá-lo, não há opção para realizar o procedimento. A pessoa deve procurar o instituto e entregar voluntariamente os animais. Em seguida, ele deve procurar um criatório licenciado para adquirir os bichos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A surpreendente razão que leva a mosca-das-frutas a beber álcool IMA alerta sobre o último intervalo do período de defeso do caranguejo-uçá IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los em residências ICS e Arborizar é Massa plantarão árvores no Campus da UFAL em Maceió