Vizinhos denunciam "abandono" de cães em chácara em Maceió

Publicado em 10/11/2016, às 16h43

Redação

Moradores de uma rua no bairro da Gruta, parte alta de Maceió, denunciaram o abandono de cães que vivem em uma chácara que ocupa parte de um quarteirão do bairro. Segundo eles, os animais, três de grande porte e dois menores, costumam atacar os cachorros da vizinhança e seus donos, além de brigarem entre si até se ferirem.

LEIA TAMBÉM

“Quase todos os dias ouvimos ganidos dos cães dentro do terreno, é de partir o coração”, comentou uma das moradoras da rua, que já teve seu cãozinho atacado, quando ele caminhava com seu esposo, pela rua. “Meu marido também ficou ferido, além do nosso cão que precisou ser socorrido ao veterinário”, acrescentou.

Outros casos foram registrados por moradores, onde os cães simplesmente deixavam a propriedade e corriam desgovernados pelas imediações, atacando animais e moradores.

O TNH1 esteve no local e conversou com o caseiro da chácara. Um senhor com cerca de 65 anos. Ele contou que há 40 anos cuida da propriedade e comentou o caso. “Não sei como aconteceu, pois eu não solto os animais”, tentou explicar.

Ao tentar explicar, o morador permitiu que a equipe entrasse na chácara. “Eles fazem barulho, mas não são agressivos”, assegurou.

A visão de quem entra na casa é de que todo o local, não só os animais, está abandonado. Do piso ao teto, tudo parece velho e mesmo com o esforço do caseiro, foi deteriorado pelo tempo. 

Quando finalmente é possível ver o local onde os cães estão abrigados, a visão assusta. Entre uivos, latidos, magreza e olhares de tristeza, três animais estavam isolados em um canto da chácara e apenas um filhote solto. Outro cão, chamado Hulk, estava em um corredor, afastado dos outros. Ao ser questionado se ele estava ali por ser agressivo, o caseiro disse que não mas não soube explicar o porquê do confinamento.

Veja o momento em que a equipe se aproxima dos cães:

Em seguida, o caseiro fez questão de mostrar que há ração para os cães. “Aqui ninguém passa fome, mas não sei explicar porque eles estão magros”, disse.

De acordo com populares, o caseiro costuma beber e agredir os animais, além de soltá-los na rua. Ele, no entanto, nega.  Veja imagens feitas do terreno onde cachorros vivem presos:

A reportagem do TNH1 tentou contato com Ivo, apontado pelo caseiro como dono da chácara e dos cachorros, mas até o momento não foi possível localizá-lo.

Uma das vizinhas entrevistadas nesta reportagem, que teve a identidade preservada pelo portal, já fez uma denúncia junto à Comissão de Bem Estar Animal da OAB em Alagoas.

Vizinhos denunciam "abandono" de cães em chácara em Maceió
Vizinhos denunciam "abandono" de cães em chácara em Maceió
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada