Redação
A aplicação das provas do concurso público da Polícia Militar do Pará, nesse domingo (31), foi marcada por tentativas de fraudes, desde a divulgação da venda de falsos gabaritos, dias antes da seleção.
LEIA TAMBÉM
Vinte pessoas, entre elas um soldado da PM de Marabá (PA), foram detidas ontem para depoimentos em 15 ocorrências, a maioria pela utilização de documentos falsos e por falsa identidade (tentando fazer a prova em lugar de outra).
Em Belém, um candidato tentou usar um ponto eletrônico, outros desobedeceram a ordem de não usar aparelhos de celular em sala de aula. Quanto ao vazamento de gabarito e do cartão-resposta na internet, a Polícia Civil informou aos participantes que não passaram de tentativas frustradas de fraude.
“Em alguns casos, o gabarito dava cinco opções de assertivas, quando na prova só havia quatro. Ou então disponibilizavam 60 questões, sendo que a prova era composta de apenas 50. Sem contar que nem sequer mencionavam o tipo de prova. A intenção era puramente lucrar em cima do candidato”, explicou o delegado geral da PC, Rilmar Firmino, durante coletiva à imprensa na noite deste domingo, em Belém.
A prova foi aplicada em Belém e mais três municípios - Marabá, Altamira e Santarém. Ao todo, 105 mil candidatos disputaram uma das 2.194 vagas disponíveis para os cursos de Formação de Praça (CFP), Formação de Oficiais (CFO) e Adaptação de Oficiais (Cado).
Números - Dos 105.066 inscritos, 15.139 faltaram à prova. Isso corresponde a quase 14,5% do quantitativo. Pela manhã, durante as provas para os cursos de Formação de Praças e de Adaptação de Oficiais, o índice de candidatos faltosos chegou a 14%, ou seja, de 90.500 inscritos 12.311 não compareceram ao exame. Já pela tarde, período em que foram aplicadas as provas para o Curso de Formação de Oficiais, de um total de 14.653 inscritos, 2.828 faltaram (pouco mais de 19%). A cidade que registrou maior índice de absenteísmo foi Belém e a que teve menor índice foi Altamira.
Resultados - Nesta segunda-feira (1º), a partir do meio-dia, tanto a prova como o gabarito estarão disponíveis no site da instituição. Já nos dias 02, 03 e 04 de agosto, os inscritos poderão efetuar seus recursos. O resultado final do certame está previsto para março de 2017.
LEIA MAIS