Redação
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) já está se articulando para garantir a fiscalização em bares e restaurantes que comercializarão alimentos durante os quatro dias de Carnaval. A operação terá início no dia 05 de fevereiro em vários bairros da capital e contará com suporte de fiscais que atuarão dia e noite na fiscalização desses estabelecimentos. Além disso, os fiscais irão atender a denúncias de surtos alimentares e falta de boas práticas de manipulação de alimentos.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Elizete Cavalcante, coordenadora da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária, os proprietários de estabelecimento têm a obrigação de zelar pela segurança alimentar dos produtos que oferecem, mas os consumidores também podem se proteger de maneira simples. “Recomenda-se observar a higiene do local, dos utensílios e dos manipuladores, bem como as condições de armazenamento dos alimentos. Os produtos perecíveis devem ser mantidos sob refrigeração (máximo 5ºC), congelamento, ou calor (acima de 65ºC), de modo que não haja multiplicação de micro-organismos”, explicou.
Devido às altas temperaturas, os foliões também precisam hidratar-se bastante, mas com os mesmos cuidados ao adquirir os produtos, lembrando que as águas minerais devem ser armazenadas ao abrigo do sol. É importante observar a data de validade, rotulagem, condições das embalagens e procedência dos produtos, sejam bebidas ou comidas.
O apoio da população é fundamental para o trabalho da Vigilância, denunciando quaisquer irregularidades detectadas nesses estabelecimentos, como condições de higiene dos locais, características dos alimentos e uso de fardamento, além de relatos de surtos de infecção intestinal. O objetivo da operação é exigir o cumprimento das regras de segurança alimentar, identificando possíveis irregularidades no acondicionamento e manuseio dos produtos.
LEIA MAIS