João Victor Souza
Os maceioenses que precisam deixar suas casas, por serviços essenciais ou por situação de emergência, já acompanham desde ontem uma força-tarefa organizada pelas autoridades do Estado e do Município para evitar aglomerações de pessoas em praias, calçadões, praças e outros pontos da cidade. A medida segue o novo decreto de emergência publicado essa semana para combater o coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Vídeos enviados à redação do TNH1, na manhã desta quinta-feira, 06, mostram viaturas da Polícia Militar percorrendo a orla de Pajuçara, em Maceió, fiscalizando a praia e as avenidas Doutor Antônio Gouveia e Silvio Carlos Viana.
Carros de som também trafegavam entre as viaturas, com mensagens sobre as informações do decreto para a população, além de destacar a importância do cumprimento do isolamento social.
Veja as imagens:
(Crédito: Cortesia/Kamila Saraiva)
A fiscalização percorreu outros bairros à beira-mar da capital e também houve patrulhamento em locais dentro da cidade. Ontem, grades de isolamento foram instaladas no calçadão da orla.
De acordo com a PM, cerca de 100 agentes estão atuando nesta quinta-feira (07), na operação de fiscalização das novas medidas de combate ao coronavírus.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) afirmou que ninguém foi preso. Ainda de acordo com a SSP, descumprimentos já foram registrados em bairros da capital, principalmente envolvendo estabelecimentos comerciais, porém as pessoas foram alertadas e passaram a adotar as medidas necessárias, como utilização de máscara e redução de populares em loja.
O decreto trouxe que o descumprimento ou resistência pelo cidadão na adoção das medidas sanitárias serão comunicados à autoridade policial para apuração quanto à caracterização do crime contra a saúde pública.
Decreto de emergência
Com a publicação do novo decreto no Diário Oficial do Estado, o uso de máscaras se tornou obrigatório para todos os cidadãos, além de que os estabelecimentos comerciais essenciais devem funcionar com apenas metade da capacidade de clientes, limitando-se a uma pessoa por família.
Também ficou vedado acesso de pessoas a lugares públicos, como as praias, os calçadões, as praças e as alamedas, como também há a exigência de que os ônibus só transitem com todos os passageiros sentados. Os programas de passe livre de gratuidade para jovens e idosos estão suspensos, ficando autorizados apenas para quem estiver em tratamento de saúde.
O decreto tem validade até o dia 20 de maio, podendo ser prorrogado ao final desse período.
LEIA MAIS