João Victor Souza
Uma grande quantidade de água de esgoto e de lixo invadiu o mar de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, nesta terça-feira, 7, e chocou banhistas e comerciantes do local. O derramamento da água suja e dos resíduos descartados pela população, na direção da praia, aconteceu devido a uma problema relacionado ao saneamento básico do município, de acordo com nota técnica emitida pela prefeitura. A empresa responsável pelo serviço foi multada em R$ 500 mil.
LEIA TAMBÉM
Imagens que circularam nas redes sociais mostram o momento em que o esgoto passou pela faixa de areia e chegou no mar da cidade, uma das regiões turísticas mais procuradas do Estado. Moradores e turistas presenciaram a cena. Assista abaixo:
"Olha o que está acontecendo na praia de Maragogi. Isso não pode acontecer. Só esgoto. Todo preto e um fedor danado. Está um caso sério, um odor muito forte. Os dejetos estão todos indo para a praia", disse um trabalhador do local que fez a filmagem.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maragogi confirmou que a empresa Verde Alagoas, responsável pelo saneamento básico da região, já recebeu o Auto de Infração emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela foi multada em R$ 500 mil.
O Município também destacou que trabalha para minimizar os danos na praia. "Cientes da gravidade, nossa equipe já está em ação para minimizar os impactos causados, realizando a limpeza dos resíduos sólidos".
O que diz a Verde Alagoas - A empresa emitiu nota à imprensa nesta tarde e disse que o problema foi causado pela interligação de redes pluviais na rede de esgoto e por ligações irregulares nas residências próximas da praia. Ela destacou que os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização de irregularidades no sistema de drenagem. Confira a seguir:
A concessionária Verde Alagoas esclarece que o episódio registrado na Praia do Centro, em Maragogi, está relacionado com a interligação de redes pluviais na rede de esgoto e ligações irregulares, já constatado em mapeamento realizado pela empresa, nas residências próximas a região. Diante do crescimento desordenado e do uso irregular, ligações clandestinas podem descartar esgotos não tratados nas galerias pluviais, que em dias de fortes chuvas, fazem com que estes resíduos sejam direcionados ao mar.
De acordo com a legislação, os órgãos municipais são responsáveis pela fiscalização dessas irregularidades no sistema de drenagem junto aos imóveis, bem como a aplicação de eventuais sanções. A Verde Alagoas reforça que o sistema de esgotamento sanitário da região encontra-se em plena operação. A empresa também atua diariamente para que a infraestrutura de saneamento, nos municípios atendidos, esteja em conformidade com os padrões de qualidade e sustentabilidade.
O que diz o IMA - O Instituto do Meio Ambiente (IMA) confirmou que equipes de fiscalização e de laboratório foram enviadas nesta tarde para a praia, para fazer a coleta do afluente, e a partir do resultado, adotar as medidas cabíveis para o órgão.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) informa que equipes de fiscalização e do laboratório estão se deslocando, nesta terça-feira, 07, até o município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, para verificar a denúncia de lançamento de efluente em uma praia local. A partir dos resultados das análises, o IMA vai adotar todas as medidas cabíveis.
LEIA MAIS