Vídeos: agricultores fazem protesto e trânsito na Rota do Mar fica travado nesta manhã

Publicado em 20/08/2024, às 07h09
Reprodução/Video -

TNH1

Um grupo de agricultores familiares bloqueou trecho da Rota do Mar, nas proximidades da rotatória que dá acesso ao Conjunto Parque dos Caetés, e deixou o trânsito travado para quem transita entre os bairros Benedito Bentes e Guaxuma na manhã desta terça-feira (20). Segundo a Polícia Militar, o protesto foi realizado para cobrar assistência do município em agricultura familiar.

LEIA TAMBÉM

Imagens enviadas para a Rádio Pajuçara FM mostram os condutores de carros e ônibus parados, com o ato sendo realizado ao fundo. Um incêndio foi provocado nos materiais colocados atravessados na pista, como pneus e entulhos, para afastar os motoristas que passavam pelo local e chamar a atenção das autoridades. Os motociclistas ainda se arriscavam em meio ao fogo. Veja abaixo:

Em outro vídeo enviado, é possível observar os agricultores com faixas com frases "Criação de suínos não é crime, somos trabalhadores" e "Aqui os agricultores familiares têm voz". Assista:

O tenente Antunes, do 5º Batalhão da Polícia Militar, informou, em entrevista à TV Pajuçara, que o líder da manifestação alegou que quer um representante da Prefeitura de Maceió no local para negociar uma nova reunião para tratar sobre a situação dos agricultores familiares.

"Eles disseram que já tiveram várias reuniões com a Prefeitura de Maceió, a respeito das pocilgas deles, pois segundo eles, chega a determinação do fechamento das pocilgas e do recolhimento dos animais, dos suínos. E ficam alegando que não podem criar no local, porque estão matando os animais que não são inspecionados para venda, e aí o grupo disse que chegou a esse ponto para ter uma nova reunião". 

A reportagem tentou contato com o setor de Gerenciamento de Crises da PM, mas não obteve êxito. Até às 9h30, o trecho da Rota do Mar continuava bloqueado.

O que disse a Prefeitura

A Prefeitura de Maceió respondeu ao contato do TNH1 e explicou que é proibida a criação, como também o abate, de suínos na zona rubana por representar grave risco à saúde da população, por causa da possibilidade de aumento de casos de doenças transmitidas por alimentos. A decisão segue as leis municipais e estaduais. Veja o comunicado a seguir:

A Secretaria de Saúde de Maceió informa que a criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme preconiza as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). A decisão sobre a criação desses animais não é uma determinação da Vigilância Sanitária, mas sim por conta de leis municipais e estaduais que impedem essa criação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: acidente entre dois carros deixa uma pessoa morta no Benedito Bentes Bombeiros são acionados para incêndio em casa no bairro Clima Bom, em Maceió Mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos são apreendidas em Maceió Incêndio atinge quarto de apartamento enquanto família dormia, na parte alta de Maceió