Vídeo: tubarão-martelo é encontrado em praia de Maragogi; suspeita é de pesca acidental

Publicado em 17/01/2024, às 12h26
Reprodução -

TNH1

Um tubarão-martelo foi encontrado morto na Praia de São Bento, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, na manhã desta quarta-feira, 17. 

LEIA TAMBÉM

Nas redes sociais circulam imagens do animal marinho na areia, já próximo a uma área de vegetação. O tubarão de coloração cinza aparece com o corpo todo ensanguentado no vídeo.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, o animal encontrado é macho, da espécie Sphyrna mokarran e possivelmente foi capturado acidentalmente em uma rede de cadeia. “São grandes tubarões tropicais oceânicos, raramente em águas rasas, mas podem ser encontrados entre 1 e 300m de profundidade”.

“Eles podem viver até 45 anos, alcançando até 6m de comprimento total, mas geralmente são bem menores, entre 2,5 e 3 m, e pesar quase 450 kg. Geram poucos filhotes, entre 13 e 42 por gestão, com tamanho variando de 50 a 70 cm. A gestação dura em média 1 ano. Esses animais costumam aparecer mais no verão, época da reprodução”, explicou o especialista.

Segundo o professor, o tubarão-martelo em questão trata-se de um jovem adulto, recém saído do período da adolescência. Veja abaixo:

Pesca proibida

A espécie é ameaçada de extinção e, de acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é considerado crime “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória”. A pena para estes casos pode chegar a um ano de detenção, além de multa

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veículo fica destruído após ser tomado por chamas dentro de oficina em Arapiraca Polícia recupera dezenas de produtos saqueados após acidente com caminhão no interior de AL Motorista passa mal ao volante e sofre acidente de trânsito, em Penedo Fogo em vegetação assusta moradores em Porto de Pedras e mobiliza Bombeiros