Vídeo: servidores públicos invadem Câmara Municipal de Maceió em protesto

Publicado em 09/04/2019, às 15h31
TNH1 -

Redação TNH1

Centenas de servidores públicos invadiram, na tarde desta terça-feira (9), a sede da Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá, após se concentrarem em frente à Casa para protestar contra dois projetos de lei (PL) que foram publicados pela Prefeitura de Maceió.

LEIA TAMBÉM

O Projeto de Lei que altera a Lei Municipal nº 4.974/2000 trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais de Maceió. Na matéria consta as progressões por mérito ou por titulação.

O segundo Projeto de Lei altera a Lei Municipal nº 4.973/2000. Ele é referente ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Maceió. O pagamento de insalubridade ou periculosidade, as férias, a hora extraordinária e o auxílio funeral foram algumas das mudanças propostas pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).

A assessoria da Câmara informou que os vereadores haviam acabado de dar início aos trabalhos desta terça, quando os manifestantes invadiram a Câmara, ocuparam o plenário e interromperam o procedimento. As portas de vidro da entrada do prédio foram quebradas. Os projetos deveriam entrar em discussão nesta tarde, porém, após a invasão, a discussão foi adiada .

Ainda segundo a assessoria, os vereadores devem receber uma comissão de representantes dos servidores.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió (Sindspref), Sidney Lopes, afirmou que a confusão teve início após a entrada dos sindicatos ser impedida. “O acordo era de receber os sindicatos, e os sindicatos foram impedidos de entrar na Câmara. Só foi atendido porque o pessoal entrou à força. A revolta é tão grande que não estão respeitando as lideranças”, disse.

“Estamos tentando fazer uma reunião com o presidente da Câmara para discutir esse PL. Ele veio desse jeito, mas conforme o regimento interno, não pode ser votado com urgência, tem que ter duas sessões para ser aprovado, então estamos pedindo o bom senso de parar para conversar e organizar”, completou Lopes.

Um vídeo compartilhado nas redes sociais do Portal TNH1 mostrou o momento em que os servidores iniciam um correria em direção à porta da Câmara.

Assista:

A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Maceió emitiu uma nota, no fim da tarde de hoje, e informou que apesar da suspensão das atividades parlamentares nesta terça, os vereadores seguem abertos ao diálogo.

Leia na íntegra:

Diante dos fatos ocorridos na tarde desta terça-feira (9), quando servidores públicos municipais invadiram a Câmara Municipal de Maceió e o Plenário da Casa, provocando quebradeira generalizada, o presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB), decidiu suspender as atividades parlamentares pelo restante desta semana. Apesar de lamentar o vandalismo ocorrido nas dependências da Casa, Kelmann Vieira e toda Mesa Diretora afirmam que seguem abertos ao diálogo para cumprir o papel de intermediar um acordo entre o funcionalismo e o Executivo.  Tanto que os vereadores recebem, mais uma vez, os líderes sindicais para uma nova reunião nesta quarta-feira (10), a partir das 16h, na sede da Câmara em Jaraguá. O presidente também informa que determinou o levantamento dos danos causados ao patrimônio público para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeitura embarga supermercado no bairro da Ponta Verde, em Maceió Aluguel em Maceió tem alta, aponta estudo; veja lista dos valores por bairro Veja como emitir guia do IPTU 2025 com 15% de desconto Trabalhador sofre acidente com trator e cai em ribanceira no Mutange