Redação TNH1
Centenas de servidores públicos invadiram, na tarde desta terça-feira (9), a sede da Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá, após se concentrarem em frente à Casa para protestar contra dois projetos de lei (PL) que foram publicados pela Prefeitura de Maceió.
LEIA TAMBÉM
O Projeto de Lei que altera a Lei Municipal nº 4.974/2000 trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais de Maceió. Na matéria consta as progressões por mérito ou por titulação.
O segundo Projeto de Lei altera a Lei Municipal nº 4.973/2000. Ele é referente ao Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Maceió. O pagamento de insalubridade ou periculosidade, as férias, a hora extraordinária e o auxílio funeral foram algumas das mudanças propostas pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).
A assessoria da Câmara informou que os vereadores haviam acabado de dar início aos trabalhos desta terça, quando os manifestantes invadiram a Câmara, ocuparam o plenário e interromperam o procedimento. As portas de vidro da entrada do prédio foram quebradas. Os projetos deveriam entrar em discussão nesta tarde, porém, após a invasão, a discussão foi adiada .
Ainda segundo a assessoria, os vereadores devem receber uma comissão de representantes dos servidores.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió (Sindspref), Sidney Lopes, afirmou que a confusão teve início após a entrada dos sindicatos ser impedida. “O acordo era de receber os sindicatos, e os sindicatos foram impedidos de entrar na Câmara. Só foi atendido porque o pessoal entrou à força. A revolta é tão grande que não estão respeitando as lideranças”, disse.
“Estamos tentando fazer uma reunião com o presidente da Câmara para discutir esse PL. Ele veio desse jeito, mas conforme o regimento interno, não pode ser votado com urgência, tem que ter duas sessões para ser aprovado, então estamos pedindo o bom senso de parar para conversar e organizar”, completou Lopes.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais do Portal TNH1 mostrou o momento em que os servidores iniciam um correria em direção à porta da Câmara.
Assista:
A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Maceió emitiu uma nota, no fim da tarde de hoje, e informou que apesar da suspensão das atividades parlamentares nesta terça, os vereadores seguem abertos ao diálogo.
Leia na íntegra:
Diante dos fatos ocorridos na tarde desta terça-feira (9), quando servidores públicos municipais invadiram a Câmara Municipal de Maceió e o Plenário da Casa, provocando quebradeira generalizada, o presidente do Legislativo, vereador Kelmann Vieira (PSDB), decidiu suspender as atividades parlamentares pelo restante desta semana. Apesar de lamentar o vandalismo ocorrido nas dependências da Casa, Kelmann Vieira e toda Mesa Diretora afirmam que seguem abertos ao diálogo para cumprir o papel de intermediar um acordo entre o funcionalismo e o Executivo. Tanto que os vereadores recebem, mais uma vez, os líderes sindicais para uma nova reunião nesta quarta-feira (10), a partir das 16h, na sede da Câmara em Jaraguá. O presidente também informa que determinou o levantamento dos danos causados ao patrimônio público para que sejam adotadas todas as medidas cabíveis.
LEIA MAIS