Letícia Sobreira*
Foi preso na tarde desta segunda-feira (20), José Carlos Silva dos Santos, suspeito de assediar sexualmente uma estudante dentro de um ônibus na última segunda-feira (13), em Maceió. A prisão foi realizada pela Divisão Especial de Investigação e Capturas da Polícia Civil de Alagoas (Deic), depois que o suspeito seguiu as orientações de um advogado e se entregou à polícia.
LEIA TAMBÉM
No vídeo abaixo, José Carlos Silva dos Santos é conduzido pela polícia para audiência de custódia no Fórum da Capital.
José Carlos teria se masturbado e praticado atos libidinosos contra a estudante dentro de um coletivo que seguia para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O caso ganhou repercussão depois que um vídeo que registrou momentos após o assédio foi divulgado nas redes sociais.
O advogado do suspeito, Alan Santos, informou que o seu cliente negou ter praticado o ato obsceno. “Ele nega o assédio. Ele disse que a braguilha da calça estava quebrada e não se incomodou”, disse.
Além desse caso de assédio, José Carlos responde a uma ação penal por estupro de vulnerável contra quatro crianças, duas enteadas, que na época tinham por volta de 12 anos, e dois netos, de 5 e 2 anos, além da suspeita de moléstia de outros membros da família, segundo informações divulgadas pela polícia. As denúncias teriam ocorrido em de julho de 2017.
O Ministério Público Estadual havia pedido a prisão preventiva de José Carlos na última quarta-feira (15), através da 59ª e 60ª Promotorias de Justiça da Capital, responsáveis pelo combate de crimes contra a criança e o adolescente.
Até então, José Carlos não havia sido condenado pela denúncia de suas primeiras vítimas e nem cumpria medidas cautelares. Os promotores responsáveis pelo pedido de prisão preventiva, Lucas Carneiro e Dalva Tenório, afirmaram que "o réu passou a demonstrar grave reiteração criminosa" depois da circulação do vídeo nas redes sociais.José Carlos Silva dos Santos foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da justiça.
*Estagiária sob supervisão da editoria
LEIA MAIS