Vídeo: no 1º dia de saque do FGTS, alagoanos vão à Caixa tirar dúvidas

Publicado em 10/03/2017, às 09h20

Redação

Desde o início da manhã desta sexta-feira (10), alagoanos buscam atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal para tirar dúvidas quanto ao direto de sacar ou não o Fundo de Garantia pelo Tempo de Serviço (FGTS) inativo.

LEIA TAMBÉM

Em Maceió, filas de trabalhadores se formaram na porta das agências até que o atendimento foi iniciado em horário diferenciado, às 8 horas. Parte dos clientes ainda não sabe se realmente está dentro do perfil de beneficiados e compareceu ao banco para fazer consultas.

Para o pedreiro Antonio Gutemberg, a dificuldade está em acessar o saldo com o Cartão Cidadão. “Usei a mesma senha para sacar meu PIS, mas agora está dando inválida”, explicou durante entrevista ao TNH1.

Já no caso de Estelina Henrique Bezerra, o problema estava na consulta online do saldo inativo. “Gostaria de saber se existem outras formas de consulta, como telefone, por exemplo”, questionou.

Outros usuários não sabiam como proceder no caso de parentes falecidos que teriam o direito ao saque.

Para estas e outras dúvidas, funcionários da agência fazem o atendimento na própria agência, onde o trabalhador é informado se tem FGTS inativo ou não a receber. Em caso positivo, ele já é encaminhado ao caixa onde poderá fazer o saque.

Veja vídeo: 

O trabalhador deve apresentar o número de inscrição do PIS/PASEP, documento de identificação e comprovante de finalização do contrato de trabalho (carteira de trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho). Algumas agências da Caixa também estarão abertas neste sábado (11) para auxiliar na liberação do FGTS.

Nos correspondentes ‘Caixa Aqui’ e Lotéricas, valores até R$ 3 mil poderão ser retirados com documento de identificação do trabalhador, Cartão do Cidadão e senha. Quem for correntista do banco pode autorizar o recebimento do crédito em conta pelo site da Caixa.

Podem sacar o saldo das contas inativas do FGTS os trabalhadores com carteira assinada que, em um ou mais contratos de trabalho, pediram demissão ou foram demitidos por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015.

Segundo a Caixa, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS. A expectativa da Caixa Econômica Federal é de que os saques dessa primeira liberação, que contempla nascidos em janeiro e fevereiro, cheguem a R$ 6 bilhões.

Vídeo: no 1º dia de saque do FGTS, alagoanos vão à Caixa tirar dúvidas
Vídeo: no 1º dia de saque do FGTS, alagoanos vão à Caixa tirar dúvidas
Vídeo: no 1º dia de saque do FGTS, alagoanos vão à Caixa tirar dúvidas
Vídeo: no 1º dia de saque do FGTS, alagoanos vão à Caixa tirar dúvidas
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais