Gabriel Amorim*
Imagens de câmeras de segurança instaladas dentro do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, flagraram o momento exato em que um detento serra as grades de uma cela com o objetivo de escapar da unidade prisional. A tentativa de fuga foi impedida por uma equipe plantonista de policiais penais após o flagrante de uma movimentação estranha dentro de um dos compartimentos.
LEIA TAMBÉM
O TNH1 teve acesso às imagens do ocorrido, que foi registrado no último domingo, 02, mas somente divulgado pela Secretaria de Segurança Pública nessa segunda-feira, 03. No vídeo (veja abaixo), um detento aparece com um material não identificado serrando as grades da cela.
De acordo com o diretor da unidade prisional, Bruno Sampaio, a chefia do Presídio do Agreste já teria feito a inversão de todos os módulos da unidade para evitar que o plano de fuga que estava em andamento fosse executado. A informação de um possível plano de fuga foi repassada previamente pelo Serviço de Inteligência da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Mesmo após a ação prévia da unidade prisional, os detentos deram seguimento ao plano. Uma movimentação estranha foi visualizada através do monitoramento, que chamou atenção da auxiliar do chefe plantonista e a fez acionar uma equipe de reforço para conter o plano de fuga.
Todos os indivíduos que estavam presos dentro das celas foram retirados e isolados para abertura de um Processo Administrativo Disciplinar, que irá apurar o ocorrido. A ação teve participação do Comando de Operações Penitenciárias e do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática, que fizeram uma espécie de “batida geral” para evitar outras fugas.
Em 2022, mais de 10 reeducandos escaparam do Presídio do Agreste em uma única ação. Os doze fugitivos teriam envolvimento com facções criminosas e seis deles cumpriam pena por homicídio. Já os outros seis têm ligação com tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Dos 12, sete foram capturados e dois morreram. Até o momento desta reportagem, os outros três detentos seguem foragidos. Qualquer informação sobre fugitivos pode ser informada pelo dique-denúncia, pelo número 181, com a garantia de sua identidade sempre ser preservada.
*Estagiário sob supervisão.
LEIA MAIS