Vídeo mostra maior e mais poderosa águia da África capturando filhote de javali

Publicado em 29/10/2024, às 15h55
Foto: Reprodução/Youtube -

Um Só Planeta

Uma família de turistas que passeava pelo Parque Nacional Kruger, na África do Sul, testemunhou um momento raro de se ver na vida selvagem: a captura de um javali por uma águia-marcial. Enquanto desfrutavam do safári, a atenção deles foi rapidamente atraída pela majestosa águia, que estava escondida em uma árvore próxima.

LEIA TAMBÉM

A águia-marcial (Polemaetus bellicosus) é a maior águia das savanas africanas, dona de uma envergadura de 2,6 metros e pode pesar até 6,2 kg. Essa ave de rapina é notável por sua agressividade e força e já foi vista capturando grandes animais, como antílopes, leões e babuínos. No entanto, apesar de sua capacidade de caçar presas muito maiores, ela raramente o faz, pois não consegue carregá-las para as árvores e comer no chão pode ser arriscado devido a outros predadores.

Na cena registrada no parque, a águia optou por uma presa mais fácil: um filhote de javali que passava por alí com sua família. Ao avistar os animais, a águia desceu em um ataque furtivo, agarrando um dos filhotes de javali com suas garras afiadas, conforme vídeo publicado pelo Latestsighting (veja abaixo). As garras são sua arma mais poderosa, usadas como um punhal para matar a presa e segurar o corpo enquanto o dilacera com o bico.

O ocorrido, que durou apenas instantes, foi um espetáculo incomum, já que caçadas desse tipo são difíceis de filmar. Classificada como "Vulnerável" pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), águia-marcial enfrenta várias ameaças, incluindo perseguição direta por fazendeiros, envenenamento, eletrocussão em linhas elétricas e degradação de habitat.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Elefante avança contra multidão e mata homem em festival; vídeo Biden oferece recompensa de R$ 150 milhões por Maduro Presidiários se juntam aos bombeiros no combate aos incêndios na Califórnia Corpo de fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado no rio Sena