Dayane Laet
Quem acordou cedo nesta quinta-feira (6) em Maceió se surpreendeu com a densa camada de neblina que se formou durante a madrugada. Motoristas tiveram de ligar os faróis para dirigir com segurança, principalmente na parte alta da Capital.
LEIA TAMBÉM
No bairro Santa Amélia, um dos condutores fez imagens das ruas que ficaram tomadas pelo ar condensado. Confira:
No Farol, moradores de prédios também registraram quando a neblina passava entre os condomínios da região. Veja:
De acordo com o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, a explicação está na variação térmica, acompanhada pela ausência de nuvens durante a noite.
“Ontem nós tivemos um dia com predomínio de tempo seco e sol e isso fez com que tivéssemos bastante incidência de radiação solar. Essa radiação aquece o solo durante todo dia”, explicou.
“Como durante a noite nós também tivemos poucas nuvens no céu, grande parte dessa radiação que atingiu o solo durante o dia, acabou se perdendo pra atmosfera sem nenhuma barreira natural (no caso nuvens). Isso fez com que o solo se resfriasse mais rapidamente, o que causou uma variação maior de temperatura do dia pra noite. Essa temperatura fez com que a umidade que estava próximo à superfície condensasse, provocando a neblina”, concluiu Vinícius Pinho.
LEIA MAIS