Interior

Vídeo: homem tenta capturar jacaré e é mordido em cemitério no interior de AL

| 09/10/24 - 07h10
| Foto: Montagem TNH1

Um homem foi atacado por um jacaré dentro de um cemitério no município de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco alagoano, depois de tentar capturá-lo nessa terça-feira (8). A vítima mordida, que é lotada na Secretaria de Serviços Públicos, do município, sofreu ferimentos leves e foi socorrida. O animal foi levado para uma lagoa.

No vídeo (veja mais abaixo), é possível observar o réptil parado na frente de lápides e no caminho das pessoas que vão visitar os entes queridos falecidos. No primeiro trecho das imagens, uma mulher diz que foi atacada, mas que se livrou da mordida. 

"Minha gente, como é que pode? Um jacaré no cemitério. Eu vim na cova da minha avó e esse jacaré me deu um bote, que quase pega na minha canela. Está repreendido. Eu fui passando, e ele deu um bote na minha canela, e agora está ali deitado. Eu que não vou encostar, senão ele vem em cima de mim", alertou ela.

Na sequência, o homem aparece sendo atacado. O jacaré já é visto com um pano por cima da cabeça, e a vítima ainda tenta cobrir mais com outro tecido, momento em que o animal salta e o ataca, vindo a morder a mão do homem. Assista:

Publicidade

A Prefeitura de Piaçabuçu confirmou que, nos últimos anos, há um aumento de jacarés que saem do habitat natural e são vistos em área urbana, especialmente em cemitérios, devido à seca nas lagoas da região. Este foi o terceiro caso registrado no local e o Município reforçou que a comunidade deve seguir orientações de segurança e não tentar capturar os répteis por conta própria.

"Em situações como essa, é fundamental acionar os órgãos competentes, como o Batalhão Ambiental, através do telefone 88335-8109, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) pelo número 190, ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193, que possuem equipes especializadas para realizar o resgate de animais silvestres de maneira segura", destacou em nota.

A Prefeitura repassou ainda que a vítima não tinha treinamento adequado para a captura e, por pouco, não sofreu um ataque com maior gravidade. Inicialmente, o homem relutou em aceitar atendimento médico, mas foi convencido a buscar ajuda no ponto de atendimento mais próximo. O Município destacou que prestou toda a assistência necessária.

"Reforçamos o alerta: não arrisque sua segurança tentando capturar jacarés ou outros animais silvestres. Entre em contato com as autoridades competentes para o resgate", finalizou o comunicado enviado à imprensa.