Polícia

VÍDEO: guarda municipal chuta e puxa aluno em brinquedo de parque de diversões

| 06/06/24 - 10h06
O caso foi flagrado por diversos estudantes | Foto: Crédito: Reprodução / Vídeo

Um guarda municipal foi flagrado dando um chute e puxando um aluno à força de um brinquedo em um parque de diversões, no município de Olho d’Água das Flores, cerca de 171 km de Maceió (AL). O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (5).

Estudantes de diversas escolas do município tiveram a entrada gratuita em uma ação da prefeitura para fazer uma espécie de “Dia do Parque”. Devido ao grande número de pessoas, de diferentes idades, a assessoria do município informou à reportagem que foi preciso o auxílio da Guarda Municipal no local.

O TNH1 teve acesso a um vídeo que mostra a agressão de um dos guardas a um aluno. Nas imagens, o menor aparece dentro do compartimento de um dos brinquedos, quando é revistado pelo agente e, logo em seguida, puxado. O jovem ainda tenta se segurar nas grades, quando é pego à força pelas pernas. Assista.

O menor chega a ser jogado no chão quando deixa o brinquedo. A câmera ainda flagrou que, assim que ele dá as costas, é chutado por um guarda municipal.

De acordo com testemunhas, a agressão teria iniciado após a recusa do menor em sair do compartimento. Os agentes teriam sido acionados por pessoas da escola para retirá-lo. A assessoria do município, no entanto, não respondeu sobre esta versão.

Em nota, a prefeitura se solidarizou com a vítima e seus familiares, e afirmou que medidas cabíveis já estão sendo tomadas contra o agente. Confira abaixo.

A Prefeitura de Olho d’Água das Flores vem a público expressar sua indignação diante do ato de violência física  ocorrido nesta quarta-feira, contra um aluno do município, durante visita ao parque de diversões.

O Governo Municipal deixa claro que não TOLERA QUALQUER FORMA DE AGRESSÃO, verbal ou física, em especial quando praticada por agentes da guarda municipal, à quem cabe o  mais importante dever social, que é o de cuidar e proteger. 

Vale ressaltar que, agressão, seja física, moral ou verbal, é sempre um ato repudiável, não importando qual seja a razão.

Informamos que as providências cabíveis já estão sendo tomadas contra o agente.

Continuaremos lutando para que tenhamos escolas livres da violência e um ensino público mais justo, humano e igualitário. 

Em tempo, nos solidarizamos com a vitima, bem como seus familiares e amigos.

Polícia Civil investiga

A Polícia Civil de Alagoas comunicou, também durante a manhã, que vai investigar o caso. O guarda municipal já foi ouvido e afirmou que agiu em legítima defesa após ser agredido pelo menor. Já a vítima já foi encaminhada ao IML para o exame de corpo de delito. Veja a nota a seguir.

A Polícia Civil de Alagoas instaurou inquérito policial para apurar crime de lesão corporal supostamente praticado por um guarda municipal de Olho d'Água das Flores, no Sertão alagoano, contra um menor, de 14 anos de idade, aluno da rede pública do município.

O delegado Diego Nunes, que investiga o caso, informou que já foi apurado que, na tarde de quarta-feira (5), estava havendo uma festividade no parque de diversões, instalado no Centro da cidade,  e por volta das 15 horas teria ocorrido uma discussão entre o diretor da escola e um dos alunos porque este estudante estaria se negando a deixar um dos brinquedos do parque.

O diretor, conforme a apuração, o diretor acionou uma equipe da guarda municipal para possibilitar a retirada desse aluno do brinquedo.

Ao chegar ao local, a equipe da guarda municipal teria discutido com o aluno e essa situação teria evoluído para agressões que teriam sido praticadas por um dos guardas.

“Nós ouvimos as partes e o guarda municipal alegou que teria agido em legítima defesa, após ter sido agredido pelo adolescente”, disse o delegado.

A vítima foi encaminhada para o Instituto Médico Legal para realização de exame de corpo de delito.

Diligências estão sendo realizadas com o objetivo de esclarecer todos os detalhes do caso e possibilitar a conclusão do inquérito policial e o seu devido encaminhamento para o Poder Judiciário.

*Estagiário sob supervisão