Vídeo: fiscalização mostra como comerciante adulterava data de validade de produtos

Publicado em 30/11/2021, às 16h27
Vigilância Sanitária -

Redação TNH1

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária neste final de semana flagrou alimentos com a data de validade adulterada. O registro foi feito em uma barraca na feirinha do Benedito Bentes, na parte alta de Maceió. 

LEIA TAMBÉM

Na imagem, o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, aplica com um spray o álcool no rótulo, que limpa a adulteração e mostra a data correta. No alimento em questão, a data verdadeira era do dia 23 de novembro, mas estava falsificada para o dia 29. 

"Cidadão que vende produtos adulterados, falsifica a data do prazo de validade. Isso é crime perante a lei. A Vigilância Sanitária está de olho vivo, fazendo seu trabalho. Além de o produto estar sendo negociado exposto ao sol e à chuva, perde a qualidade, e além do mais adulterado, fora do prazo de validade", explicou Airton. 

 A ação de fiscalização pelos bairros de Maceió, a Vigilância Sanitária apreendeu 1.600 kg de alimentos perecíveis impróprios para o consumo humano. O trabalho aconteceu sábado (27) e domingo (28) em feiras livres, laticínios, supermercados e frigoríficos, localizados nos bairros Jacintinho, Serraria e Benedito Bentes. Nas fiscalizações, o órgão percorreu, em média, 20 estabelecimentos da cidade para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Dentre as apreensões, estiveram queijos, leite, frango, salsicha, mortadela, carnes e calabresa que apresentaram irregularidades como data de validade vencida ou adulterada e higienização precária.

Todos os estabelecimentos onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e receberam multa de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário da cidade, situado no bairro do Benedito Bentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Motorista morre após se chocar de frente contra árvore na Av. Durval de Góes Monteiro Ônibus do Sine será levado ao Jacintinho na quinta-feira (16) Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó