Vídeo: Fenômeno da web, Dinho "Papa-Capim" entrega passarinhos ao IMA

Publicado em 22/06/2017, às 18h31

Redação

Depois de bombar na web com seus vídeos ouvindo canto de pássaros e falando os bordões “ô, papa-capim dos meus sonhos” e “é muita melodia”, o alagoano Cláudio dos Santos Nogueira, mais conhecido como Dinho Kapp, deu um exemplo de consciência ambiental nesta quinta-feira (22), ao procurar Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) para receber orientações de como criar e adquirir legalmente pássaros silvestres.

LEIA TAMBÉM

Em uma publicação na página do órgão no Facebook, Dinho aparece reunido com o gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, Epitácio Correia. O gerente afirma que Dinho fez entrega voluntária dos pássaros que cria, e posteriormente deverá receber animais de origem legal da Associação dos Criadores de Curió.

Confira o vídeo:

O IMA também aproveitou para divulgar informações para os interessados em criar aves silvestres:

Todo cidadão maior de 18 anos pode se tornar um criador amador de passeriformes silvestres

Criador Amador de Passeriformes: Pessoa física que mantém em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da Ordem Passeriformes, descritos nos Anexos I e II da Instrução Normativa IBAMA nº 10 de 2011, com o objetivo de contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros ou para desenvolvimento de tecnologia reprodutiva das espécies, com possibilidade, a critério do IBAMA, de participação em programas de conservação do patrimônio genético das espécies envolvidas.

O SISPASS é um sistema de monitoramento informatizado do IBAMA que tem por objetivo a gestão das informações referentes às atividades de criação amadorista de passeriformes da fauna nativa brasileira.

O interessado em iniciar a criação legal de passeriformes deve se cadastrar na página do IBAMA e comparecer em uma unidade do IMA/AL, portando seus documentos pessoais para que sua inscrição seja homologada e o boleto referente à taxa da licença seja emitido. A licença deve ser adquirida antes da aquisição do pássaro, lembrando-se que essas aves devem ter origem legal, ou seja, devem ser provenientes de outro criador amadorista ou de um criador comercial.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro