Vídeo: familiares de presos bloqueiam a BR-104 para pedir retorno de visitas ao sistema prisional

Publicado em 20/08/2020, às 12h30
Cortesia ao TNH1 -

Eberth Lins

No início da tarde desta quinta-feira (20), familiares de reeducandos voltaram a protestar para pedir o retorno das visitas e entrega de alimentos no Sistema Prisional de Alagoas. Desta vez, os manifestantes, na maioria mães e esposas de detentos, bloquearam as duas vias da BR-104. A via só foi liberada no fonal da tarde.

LEIA TAMBÉM

Veja vídeo.

A visitação e a entrega de alimentos estão suspensas há meses devido à pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) chegou a anunciar a retomada da entrega dos alimentos para os próximos dias, o que foi suspenso depois de manifestação dos policiais penais.

O protesto já causa engarrafamento nos dois sentidos e agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local para ordenar o tráfego de veículos. Equipes do Gerenciamento de Crise da Polícia Militar e Batalhão de Policiamento de Trâsito (BPtran)  também estão no local.

Nessa quarta-feira (19), familiares fizeram uma mobilização no bairro Farol, nas proximidades do prédio da Seris, e seguiram em caminhada até o Centro de Maceió. 

O TNH1 entrou em contato com a Seris, que informou ainda aguardar acertos entre os policiais penais e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para redefinir um calendário para a retomada das visitas e entrega de alimentos. Confira a nota na íntegra.

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que – após reunião com representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Sindicato dos Policiais Penais (Sindapen) realizada na terça-feira (18) com o intuito de debater pauta de reivindicações da categoria, a exemplo da realização de concurso público – vai reforçar a devida assistência à população privada de liberdade, em virtude da suspensão do cronograma divulgado pela Seris para retomada gradativa de rotinas carcerárias que precisaram ser interrompidas devido à pandemia da Covid-19, até que se chegue a um acordo.

Na ocasião, a Seplag referendou a disposição do governo estadual em realizar, oportunamente, concurso público não apenas para a Polícia Penal, enquanto a Seris, por sua vez, destacou a importância do permanente diálogo com os policiais penais de Alagoas, reafirmando seu compromisso com a valorização do servidor penitenciário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas